Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

16/09/2008 - O Documento Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

CDL Cuiabá promove palestra sobre notas falsas


Constantemente se tem notícia sobre apreensão de notas falsas. Seja em grande ou em pequena quantidade elas estão circulando pela praça. E muitas vezes não são reconhecidas. E, pior: quem pegar uma nota falsa não é ressarcido pelo Banco Central e fica no prejuízo.

Portanto, reconhecer uma nota falsa é a única forma de evitar cair nessa armadilha. “Divulgar as características do Real para que as pessoas não sejam vítimas de notas falsas é o que devemos fazer. Todos devem conhecer as notas verdadeiras e a diferença das falsas”. Esta é a sugestão do técnico do Banco Central do Brasil, Manuel Tavares, que estará na Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL Cuiabá, amanhã, 17, ás 19h para mostrar tecnicamente ao público como diferenciar uma nota falsa de uma verdadeira.

Em sua palestra, que terá entrada gratuita, o técnico do BC apontará os principais elementos-chave para reconhecer uma nota falsa. Avaliar os principais elementos de segurança como marca dágua, a imagem latente e o registro coincidente é fundamental para não ser vítima de uma nota falsificada. “De acordo com o Banco Central do Brasil (BC) 60% das cédulas falsas não possuem marca dágua”, explica Tavares.

Ainda segundo o BC, cerca de 20% das falsificações do Real são obtidas a partir da lavagem de cédulas de menor valor. As demais cédulas falsificadas (aproximadamente 25% do total) utilizam papel parecido, mas não autêntico, com marcas de água diferentes e outros detalhes alterados em relação às cédulas verdadeiras.

Vale lembrar que qualquer agência bancária está habilitada a recolher dinheiro suspeito e enviá-lo para o BC para investigação. Porém, caso seja confirmada a fraude, não há ressarcimento. Assim, a única solução para não ser vítima dos falsificadores é mesmo ficar atento.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 235 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal