Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

26/09/2006 - Olhão.com.br Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Em entrevista, engenheiro duvida de urnas eletrônicas

Por: Mônica Kikuti


O engenheiro Amílcar Brunazo Filho, autor de um livro sobre segurança do voto eletrônico, faz restrições à confiabilidade das urnas usadas nas eleições brasileiras. Segundo o engenheiro, o sistema é passível de fraude e não permite auditoria no banco de dados.

O engenheiro deu, no dia 22, uma longa entrevista sobre o tema ao jornalista Aldo Novak, do programa “Relatório Alfa”, veiculado na internet pela TV Cidadania. A íntegra da entrevista pode ser vista no site www.tvcidadania.com.br

Consultado pelo Olho Vivo, porém, o Tribunal Superior Eleitoral rejeitou qualquer risco à lisura das urnas e da eleição.

Segundo o engenheiro, “é possível fraudar o sistema em suas várias etapas: no cadastro eleitoral, no ato da votação e no processo de apuração. Qualquer um deles pode ser atacado e a fraude vem do conluio entre participantes internos e externos. O sistema é inauditável, e o próprio fabricante do software das urnas reconhece isto”. Brunazo Filho é co-autor do livro “Fraudes & Defesas no Voto Eletrônico”.

Diz o engenheiro que a fraude pode ser cometida pelos próprios mesários, no ato de “engravidar urnas”, que consistiria em o próprio mesário votar no lugar do eleitor.

O TSE, no entanto, informa que, para garantir que o programa a ser utilizado nas urnas eletrônicas seja o mesmo apresentado e lacrado pelo tribunal, existem três mecanismos de verificação: resumos digitais, assinaturas digitais e cópias dos programas, guardadas em um cofre.

Além desses mecanismos, há a gravação dos programas e resumos digitais em mídias não regraváveis, para auditoria posterior, se for necessária, afirmou um um assessor do TSE.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 418 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal