Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

11/09/2008 - TEK Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Falsos antivírus enganam utilizadores


Ao longo dos últimos dias têm circulado na Internet várias mensagens supostamente enviadas por empresas de antivírus que procuram enganar o utilizador e levar à instalação no PC de software malicioso. A Panda Software classifica os emails como adware e descreve os efeitos que poderão ter, uma vez instalados inadvertidamente no computador.

Segundo a empresa os códigos veiculados nos anexos destas mensagens, ou escondidos no download de programas legítimos, acedidos voluntariamente pelo utilizado, quando instalados alertam para a detecção de um vírus e sugerem ao utilizador a aquisição da versão completa do antivírus para remover o suposto problema de segurança detectado.

Se o utilizador não ceder à sugestão, o sistema continuará a identificar falsos problemas de segurança. Se ceder estará a comprar "um programa inútil" que "na realidade não detecta nem elimina nada", adverte a Panda em comunicado.

Para ganhar eficácia no ataque os programas instalados no computador do utilizador com estes fins tentam bloquear o acesso às páginas de antivírus online verdadeiras, de forma a prevenir um scan efectivo que revele a ausência de problemas de segurança, para além do programa que supostamente é de segurança.

A Panda admite que este tipo de ameaça está a tornar-se mais séria com a sofisticação dos ataques, mais difíceis de detectar pelas verdadeiras empresas de segurança.

A empresa acrescenta que os programas em questão estão muitas vezes associados ao download de produtos legítimos, pelo que a empresa sugere uma monitorização atenta dos programas que são passados para o computador em cada download.

Outra regra para evitar este tipo de ataques é não ceder à tentação de abrir emails de proveniência desconhecida mas com assuntos atractivos, bem como mater actualizados todo o software usado.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 215 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal