Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

10/09/2008 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Detentos aplicam golpes de dentro do presídio no Ceará


O Instituto Penal Paulo Sarasati (IPPS) é a penitenciária de segurança máxima que fica na Região Metropolitana de Fortaleza. Escutas telefônicas feitas com autorização da Justiça registraram em 60 dias mais de 20 mil ligações originadas dentro das celas. Todas são golpes aplicados pelos detentos.

Pelo celular, uma mensagem anuncia o prêmio.

Golpista: Central de atendimento Paulo Sarasati Filho, boa tarde.

Vítima: Eu recebi essa mensagem hoje bem cedo dizendo que eu tinha ganhado um Gol.

Golpista: O senhor está classificado em quinto lugar vindo a ganhar a chave de um automóvel zero. Meus parabéns.

Ao receber as mensagens, vítimas de todo o pais ligam para os golpistas. Uma delas, de Goiânia, pediu que a equipe de reportagem do Bom Dia Brasil entrasse em contato com eles.

“Nessa promoção não utilizamos nenhuma documentação nem dados por motivo de segurança. Estamos utilizando pequenas doações para instituições de caridade e liberando o automóvel com um ano de IPVA gratuito, seguro obrigatório e isento de impostos”, disse o golpista de Goiânia.

A pedido do golpista, no caixa eletrônico, a equipe de reportagem do Bom Dia Brasil voltou a ligar e ele nos fornece o número da conta na qual deveria ser feito o depósito.

Golpista: O nome do comprovante, da coordenadora?

Repórter: É Antônia Liduina Ribeiro.

Golpista: O.K., tudo bem senhor, está confirmado, o.k.? Então, o cliente, daqui a dez minutos, entre em contato para repassar seu endereço para enviar este automóvel ainda hoje, o.k., ganhador?

A titular da conta mora em uma casa da periferia de Fortaleza. Ela não quis gravar entrevista. Por telefone, disse que não faz parte do golpe.

“Vou ter que cancelar meu cartão, porque alguém utilizou meu cartão. Alguém clonou”, disse a titular da conta.

Os titulares das contas usadas para depósito são investigados pelo Ministério Público.

“Algumas nós constatamos que emprestam a conta para receber R$ 20, R$ 15”, afirma o promotor de Justiça Francisco de Assis Oliveira Marinho.

Nas gravações, é possível perceber que vários telefones são utilizados ao mesmo tempo dentro da penitenciária, como uma central de telemarketing. Em um ano mais de mil aparelhos celulares foram apreendidos no maior presídio do Ceará.

Uma vítima de Caruaru, em Pernambuco, depositou todo o dinheiro que tinha na poupança. Quando percebeu o golpe já era tarde demais. “Quando eu tinha ido lá o dinheiro já tinha ido embora”, comenta uma vítima.

A secretaria de Justiça do Ceará vai comprar sete bloqueadores de celulares. Lá só existem detectores de metal.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 160 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal