Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

09/09/2008 - Alagoas em Tempo Real Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Galo Capote: empresário de Arapiraca está envolvido com falsificação de dinheiro

Por: Teresa Cristina


Agentes da Polícia Federal cumpriram um mandado de busca e apreensão, expedido pela 4ª Vara Criminal Federal de São Paulo, em uma empresa na cidade de Arapiraca. A ação faz parte da Operação Galo Capote, que abrange seis estados, e objetiva desbaratar uma quadrilha de falsificação de dinheiro. Estima-se que a quadrilha seja responsável pela produção mensal de mais de 15 mil cédulas falsas, valor superior a 250 mil reais.

"Essa investigação começou em São Paulo, em novembro do ano passado, depois de uma operação em Curitiba. Ao todo foram 23 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão em todo o País, aqui em Alagoas foram três de busca e um de prisão", disse Nilton César Ribeiro Santos, delegado regional executivo da Polícia Federal em Alagoas.

Os agentes da PF cumpriram o mandado de busca, mas nada foi encontrado, segundo Santos. "O objetivo era achar cédulas falsas ou apetrechos para que elas fossem fabricadas", afirmou o delegado.

Durante o cumprimento do mandado, os policiais encontraram documentos falsos dentro de uma pasta e o dono do material foi encaminhado à sede da PF, em Maceió, e liberado após prestar esclarecimentos. "Ele não ficou preso, porque não estava usando esses documentos, que nós decidimos apreender. Ele conversou com o delegado e foi liberado", observou Santos.

O mandado de prisão, expedido para um empresário de Arapiraca, que não teve o nome revelado, não foi cumprido, já que ele não foi encontrado. O empresário ainda não é considerado foragido, de acordo com o delegado, que aguarda que ele se entregue. "Soubemos que ele está fora do estado, eu acredito que os familiares já devem ter comunicado ele sobre o fato e a gente espera que ele venha se entregar", afirmou Santos. O delegado colocou também que o empresário aparece no esquema como distribuidor do dinheiro falso e não faria parte da confecção das cédulas.

Outros dois mandados de busca e apreensão deveriam ter sido cumpridos em duas propriedades na zona rural de Coruripe. Quando os agentes chegaram ao município, foi comprovado que os locais não pertenciam ao empresário de Arapiraca e os mandados não foram cumpridos. "Verificou-se que há muito tempo, esses lugares tinham sido vendidos, então, não foi possível dar andamento às buscas", disse Santos.

A Operação envolveu 10 agentes, um escrivão e um delegado, Luís Marques. Mandados de busca e apreensão e prisão também foram cumpridos em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas e Rio Grande do Norte.

Galo Capote

A razão do nome da operação seria porque “Galo” é um apelido popular da cédula de 50 reais e utilizado pela organização criminosa para se referir à cédula preferida para falsificação. “Galo” é uma analogia ao número 50, que no “jogo do bicho” correspondente a este animal. “Capote” é uma denominação da galinha d'angola ou guiné. O cruzamento desses animais gera um animal híbrido, estéril, um falso galo ou “galo capote”, como as cédulas produzidas pela organização criminosa.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 243 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal