Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

10/09/2008 - Jornal A Tribuna Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Contabilista acusado de falsificar declarações

Por: Marcio Costa


Seis empresários do município de Timbé do Sul tiveram suas declarações de Imposto de Renda falsificadas por um contabilista da cidade. Os formulários foram enviados à Receita Federal pela Internet com a finalidade de prejudicar funcionários de um outro escritório, que também tiveram as declarações falsificadas. O acusado da fraude foi indiciado por falsidade ideológica. Ele deverá responder pelo crime em liberdade.

Segundo o delegado Diego De Haro, da Polícia Civil de Turvo, e encarregado do caso, a fraude foi descoberta quando o contabilista (vítima) percebeu que alguém já havia enviado as declarações de seus clientes. "O profissional disse que certo dia, quando iniciou os trabalhos, o sistema ´travou´, impedindo o procedimento", explica o delegado. De acordo com a polícia, o crime teria sido cometido para prejudicar a concorrência.

Vítimas caíram na malha fina

O delegado afirma que os empresários tiveram prejuízos com a Receita, inclusive caindo na malha fina. Para ele, as investigações não deixariam dúvidas de que o suspeito é responsável pelo crime, classificado como fraude cibernética. "Embora o acusado tenha negado a autoria do crime, encontramos prova suficiente para apontá-lo como autor do delito", diz De Haro. O inquérito sobre o caso foi encaminhado ao Ministério Público.

Cruzamentos de informações

A malha fiscal da Declaração de Ajuste Anual da Pessoa Física, popularmente conhecida como "malha fina" é a revisão de todas as declarações, modelos completo e simplificado, de forma eletrônica, na qual são efetuadas verificações nos dados declarados pelo contribuinte.

O procedimento é realizado com os cruzamentos destas informações com outros elementos disponíveis nos sistemas da Secretaria da Receita Federal.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 278 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal