Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

09/09/2008 - Jornal A Razão Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Polícia identifica golpistas


A equipe de investigação comandada pelo delegado Vladimir Urach, do 1º Distrito Policial (DP), levantou a identidade dos autores dos golpes aplicados em novembro do ano passado, quando cheques clonados da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria foram trocados no caixa de um banco da Avenida Presidente Vargas. O prejuízo, ressarcido posteriormente ao erário público, foi de mais de R$ 111 mil. A Polícia aponta como mentores do golpe o casal Adiceu de Souza Monteiro, 34 anos, e Évelin Eliane Ferreira, 29 anos.

Eles residem no Paraná, onde agentes do 1º DP cumpriram, há 15 dias, mandados de busca e apreensão. Os alvos foram a residência do casal, em Londrina, (onde farto material que segundo a Polícia incrimina a dupla foi recolhido), e na residência dos pais de Adiceu, em Sertanópolis. Três pedidos de prisão preventiva contra os acusados foram protocolados na Justiça. Todos foram negados pelo juiz da 1ª Vara Criminal, Ulysses Fonseca Louzada.

Segundo ele, os pedidos não foram deferidos porque não ficou comprovado que a liberdade dos suspeitos poderia significar prejuízo à garantia das ordens pública e econômica, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal. “Nenhum desse requisitos, que constam no artigo 312 do Código de Processo Penal (CPP), foi percebido nos pedidos feitos pela polícia.

Segundo Urach, as diligências sobre o caso estão praticamente concluídas. O inquérito com o relato das atividades da quadrilha será remetido nos próximos dias para o Ministério Público (MP) com o indiciamento do casal por falsidade ideológica, falsificação de documento e estelionato. “Juntamos todos os elementos possíveis para concluir o inquérito, identificando os autores do golpe e o modo de atuação”, explicou o delegado.

A investigação realizada pelo 1º DP apurou que o casal teria obtido material para falsificar documentos e aplicar os golpes com uma quadrilha presa pela Polícia de Santa Maria em abril. Oito pessoas foram detidas, em Canoas, acusadas de fornecer o material para aplicar os golpes. Adiceu, que também usava o nome de Nélio Bernardes, é apontado por Urach como o indivíduo que sacou os cheques no caixa do Banco do Brasil da Avenida Rio Branco e que ainda não havia sido identificado.

Évelin, companheira de Adiceu, seria responsável por “lavar” o dinheiro arrecadado de forma ilícita, aplicando em móveis, eletrodomésticos e veículos. No cumprimento do mandado de busca e apreensão realizado em Londrina, a Polícia apreendeu uma Blazer e um New Beatle, além de diversos eletrodomésticos. O segundo veículo teria sido adquirido na Panambra, em Porto Alegre, logo após o golpe aplicado em Santa Maria.

A Polícia também teve negado o pedido de prisão preventiva de um terceiro envolvido, que respondia pelos nomes de Ivan Rodrigues Farias e Marcos Jacks Fonseca. O inquérito, em conclusão, também apurou que o bando teria levantado, só com os golpes aplicados no Rio Grande do Sul, mais de R$ 711 mil. As praças onde o bando teriam atuado são Santa Maria, Caxias do Sul, Uruguaiana e Livramento. Uma sindicância interna foi realizada no âmbito do Legislativo, que não apurou envolvimento de funcionários da casa no golpe aplicado em novembro último.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 810 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal