Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

05/09/2008 - Panapress Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Camarões perdem anualmente $ 10 milhões por causa de fraude florestal


Douala, Camarões (PANA) - Os Camarões perdem anualmente cinco biliões de francos CFA (mais de 10 milhões de dólares americanos) por causa da exploração florestal ilegal, soube a PANA sexta-feira de fonte oficial.

Segundo um estudo do Centro para Ambiente e Desenvolvimento (CED), o mal é mais grave que parece, pois, dos recursos floresttais estimados anualmente em 45 biliões de francos CFA (mais de 97 milhões de dólares americanos), as perdas representam aproximadamente 50 por cento, ou seja um valor largamente superior às estimativas do Governo que prevê cerca de cinco biliões de francos CFA de perda por ano.

A perda provém, segundo os responsáveis do Ministério camaronês da Floresta e Fauna, das múltiplas formas de fraudes organizadas e fomentadas por funcionários de diversos sectores, por exploradores florestais e por elementos das forças da ordem e de comunidades.

As formas de fraude mais frequentes são o incumprimento da lei sobre a quantidade da madeira a transformar localmente, a sobreexploração, abates fraudulosos, o abate de espécies de madeira protegidas, a fuga ao fisco, entre outras infracções.

Segundo o director-geral do CED, Samuel Nguiffo, as "técnicas de fraude desenvolveram-se porque subsistem operações ilegais que apresentam aparências da legalidade".

Durante uma reunião dos responsáveis internos e externos do Ministério camaronês da Floresta e Fauna, o titular desta pasta, Elvis Ngolle Ngolle, reconheceu que, "apesar das sanções impostas pelos decidores públicos às sociedade de exploração florestal, a situação está longe de melhorar por causa de diversas complicidades".

O governante prometeu intensificar a luta contra este flagelo que já culminou na condenação de mais de 50 empresas a multas pesadas por desrespeito da lei bem como na suspensão de quinze outras.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 222 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal