Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

03/09/2008 - O Povo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Condenação de quadrilha soma 394 anos

Por: Landry Pedrosa


O juiz Danilo Fontenele, da 11ª Vara Federal, condenou ontem a quase 400 anos de prisão 33 pessoas da quadrilha interestadual de clonadores de cartões comandada pelo estelionatário cearense Luiz Mário Alves Bezerra, 37 anos, morto a tiros no dia 11 de novembro do ano passado, no distrito de Pasta, município de Solonópole, no Sertão Central, a 378 quilômetros de Fortaleza. Todas eles haviam sido presos durante a Operação Dublê, promovida pela Polícia Federal a partir do ano de 2001.

Durante as investigações, a partir das quebras de sigilo bancário e fiscal, além do monitoramento telefônico dos acusados, ficou constatado que a quadrilha de clonadores de cartões magnéticos bancário e de crédito teve uma atuação em diversos Estados, inclusive no Ceará, praticando crimes de formação de quadrilha, estelionato, falsificação e uso de documentos falsos, lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, direitos e valores, assim como delitos de sonegação fiscal e contra o sistema financeiro nacional.

De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal, a que O POVO teve acesso, as investigações policiais permitiram descortinar uma verdadeira organização criminosa destinada à obtenção de dados bancários e conseqüente clonagem de cartões magnéticos de clientes de agências bancárias. A denúncia em 42 laudas (o processo consta de 1.164 paginas) chegou à Justiça instruída com um relato minucioso das investigações, bem como de um CD contendo o teor das escutas telefônicas, demonstrativo de origem e destino dos recursos fraudados, dividido por bloco, conforme a atuação de cada "célula criminosa", explicando ainda o entrelaçamento entre os integrantes do grupo e suas respectivas funções.

Luiz Mário, acusado de ser o líder da quadrilha, teve a extinção da punibilidade com a sua morte, em 2007, fato relatado na sentença pelo juiz Danilo Fontenele. Três acusados como integrantes da quadrilha - Eduardo Napoleão Ximenes Neto, Thiago Moreira da Silva, e Aparecida Lúcia de Oliveira - deixaram de ser julgados porque os processos contra eles estão suspensos. Marcelo Brandão, advogado de Renoir Solano Lima; Marcos Antonio Pereira da Silva, o "Cirone"; Antonio Hirislânio Venancio Maciel; José Oswaldo Sampaio Viana Filho; e Bruno Leonardo Terto Barbosa, disse ao O POVO que irá recorrer da sentença contra eles.

CONDENADOS

Daniel Rebouças Oliveira, o "Daniel Car", condenado a 21 anos de prisão.
Fábio Bezerra Cavalcante, o "Dentinho", 21 anos
Robson Adeotado de Almeida, 20 anos
Bruno Leonardo Terto Barbosa, 18 anos
Adriano Márcio de Paiva Lima, o "Cocada", 17 anos
Aloísio Costa de Castro, 17 anos
Marcos Antônio de Castro Farias, 17 anos
Paulo Roberto de Araújo Lopes, 17 anos
José Oswaldo Sampaio Viana Filho, 17 anos
Marcelo Cardoso Barbosa, 17 anos
Sérgio Rubens Ribeiro, 17 anos
Edson Araújo de Souza, 17 anos
Ricardo Luiz Ferreira Abreu, 17 anos
Antônio Rogério Rodrigues dos Santos, o "Cocão", 9 anos
Marcelo Vieira Xavier, 9 anos
Antônio Hirislândio Venâncio Maciel, o "Yuri", 9 anos
Cosme Gonçalves, "Cosme Madureira", 9 anos
David Franklin de Almeida, 9 anos
Francisco Daniel Barbosa Costa, 9 anos
Francisco das Chagas Júnior, 9 anos
Cristiano Roberto Ferreira Sudário, 9 anos
Elton Luiz Bastos Nascimento, 9 anos
Renoir Solano Lima, 9 anos
Têmio Rogério Machado Fernandes, o "Buda",9 anos
Marco Antônio Pereira da Silva, o "Cirone",9 anos
Railson Rodrigues Resende, 9 anos
Hermenegildo Amorim Nogueira, 9 anos
Daniel Ribeiro, 9 anos
Rivaldo Barbosa da Silva, 9 anos
Rubens de Oliveira Ferrer Sobrinho,10 anos
George Elias Marques da Silva, 3 anos
João Edson Ribeiro Girão, 2 anos
Danielle Torres Gomes, 2 anos

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 2356 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal