Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

21/09/2006 - PREV Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Ourinhos/SP: Aposentados caem em golpe do filtro de água

Por: Francisco Marçal


De São Paulo (SP) - De acordo com denúncias que chegaram à Agência da Previdência Social em Ourinhos (SP), pelo menos três beneficiários do INSS caíram em golpes aplicados por quadrilhas de estelionatários na região. Duas pensionistas e um aposentado assinaram, sem saber, um pedido de empréstimo para ser descontado no valor mensal do benefício que recebem da Previdência. Os argumentos usados pelos golpistas são venda ou doação de um purificador de água ou a liberação de algum valor em dinheiro que o beneficiário teria para receber.

Em um dos casos, falsos servidores da Previdência ofereceram a uma pensionista um purificador de água que, segundo eles, estaria sendo doado pelo INSS. Para que a beneficiária pudesse receber o aparelho, porém, exigiram documentos pessoais, o cartão magnético do banco e a senha. Ela entregou o que foi solicitado e eles saíram para tirar cópias. Na volta, o purificador de água foi instalado, porém a pensionista acabou assinando um pedido de empréstimo com desconto no valor de sua pensão por morte.

Uma outra pensionista também foi enganada por estelionatários. No caso dela, entretanto, o filtro estava à venda e poderia ser pago por meio de desconto mensal no valor da pensão por morte. O golpe dessa vez consistiu no valor que passou a ser descontado – 36 mensalidades de R$ 19,30 para pagamento de um produto que custa em média R$ 50 no mercado. As duas pensionistas conseguiram cancelar os descontos em seus benefícios.

No terceiro caso de estelionato em Ourinhos, a vítima foi um aposentado. O argumento, porém, não foi mais a venda ou doação de um filtro, mas um valor que, segundo os golpistas, o segurado teria direito de receber no Banco do Brasil. Enganado, o beneficiário entregou aos estelionatários seus documentos pessoais, para que eles tirassem cópia. Esse segurado só não foi prejudicado porque o pedido de empréstimo em seu nome não foi feito corretamente.

Alerta da Previdência – O INSS tem alertado os aposentados e pensionistas para que fiquem atentos e sempre desconfiem de pessoas que os procurem para oferecer serviços, como revisão de benefícios, liberação de valores a receber, agilização de andamento de processos, entre outros. Os estelionatários costumam usar esses métodos para aplicar seus golpes. Documentos pessoais, cartões magnéticos bancários e senha nunca devem ser entregues a desconhecidos. Em caso de suspeita, o beneficiário deve comunicar o fato à polícia.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 482 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal