Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

26/08/2008 - Gazeta Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Cuidado com o golpe 'Pokémon' na compra do carro novo

Por: Letícia Cardoso


Um barato que pode custar muito caro. Pouco conhecido, mas muito praticado, o 'Pokémon', um dos mais recentes golpes aplicados no mercado já está na mira da polícia. Mas ao contrário do que acontece com a maioria, a vítima neste caso pode se tornar também uma criminosa.

O esquema funciona da seguinte maneira: o golpista compra um carro 100% financiado, utilizando documentos falsos, e o revende por menos da metade do preço de mercado. Há 30 dias, um deles foi flagrado aplicando o golpe em uma concessionária de Vitória.

Segundo o delegado Adroaldo Lopes Rodrigues, da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, algumas vítimas chegam a registrar ocorrência. Mas ainda são poucas. Isso ocorre porque, segundo Adroaldo, quem compra estes veículos sabe que está adquirindo um produto de origem duvidosa.

"Enquanto todo mundo tiver ganhando um pouquinho: a montadora e a concessionária por venderem o carro, a financiadora por financiar, o golpista por ganhar em cima de uma coisa que ele não teve gasto e o consumidor por pagar por um produto bom e barato, ninguém vai prestar queixa. A pessoa que compra esse carro e vende daqui há dois anos, não vem a delegacia porque ela sabe que se trata de um carro 'pokémon'. E quem diz ser vítima de um golpe como esse tem que estar muito por fora do contexto social, por não saber que um carro que vale R$ 30 mil, está sendo vendido por R$ 10 mil", afirma o delegado.

O delegado orienta a todas as pessoas que compram veículos tanto em concessionárias quanto em revendedoras, que os levem até a delegacia de Furtos e Roubos de Veículos para passar por uma vistoria que é gratuita. A Furtos de Veículos fica na Chefatura de Polícia, na Reta da Penha em Vitória. O nome do golpe 'Pokémon', é atribuído ao desenho animado com o mesmo nome onde os personagens tem o poder de desaparecer. E o mesmo acontece com o veículo a partir do momento que ele é comprado pelo estelionatário.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 518 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal