Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

26/08/2008 - Gazeta Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

População deve estar atenta a golpes via celular


Os inúmeros golpes via telefone celular usados por bandidos estão se tornando cada vez mais comuns, principalmente o da falsa premiação. A Polícia Civil faz um alerta à população por meio da Delegacia de Defraudações e falsificações (Defa), para esse tipo de golpe.

Telefonemas a cobrar são utilizados pelos bandidos para prometer benefícios absurdos e inusitados em troca de vantagens. A Polícia identifica alguns pontos para que as pessoas fiquem atentas aos golpes. Geralmente o golpista faz uma ligação a cobrar para a vítima, ou envia uma mensagem de texto para seu celular pedindo para ela entrar em contato com o número do telefone da promoção. Este número, fornecido pelo golpista, nunca é da empresa da qual ele diz pertencer, mas uma pessoa já está preparada para atender e enganar a vítima.

Segundo a Polícia Civil, na maioria das vezes eles oferecem prêmios de alto valor como carros, eletroeletrônicos e aparelhos celulares. Em troca pedem dinheiro, cartões para celulares e informações pessoais como números de documentos, senhas de cartões de banco e informações sobre familiares da vítima.

O delegado titular da Defa, Lauro Coimbra, explica que o segredo é não acreditar tanto na sorte. As pessoas devem ficar atentas a qualquer ligação telefônica que ofereça alguma vantagem absurda ou inusitada. Caso a pessoa seja vítima desse golpe deve prestar queixa na Delegacia do bairro onde residem ou na Defa.

Confira algumas dicas da Polícia:

01) Ao receber o telefonema informando sobre acidentes com parentes ou amigos, peça nome e número de telefone de quem está falando, para que seja mantido o contato.

02) No caso de uma ligação informando sobre seqüestro, a pessoa deve pedir para falar com a vítima e perguntar algum detalhe que somente ela possa informar, assim poderá ser confirmado o golpe.

03) Em caso de telefonema anunciando sorteio de brindes, solicite o nome e telefone da empresa para contato.

04) Em casos de serviços a serem executados por operadora de telefonia, desligue e faça contato com a operadora para verificar a veracidade daquela prestação de serviço.

05) Pedidos de doação para entidade beneficente e/ou outra instituição, peça o telefone e ligue para receber informações dos dirigentes. Quando fizer uma doação solicite o recibo.

06) Não faça depósito ou pagamento solicitado por telefone sem checar o que está sendo oferecido.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 182 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal