Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

25/08/2008 - Folha do ES Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Telefonemas com falsa premiação se tornam ocorrências comuns


A Polícia Civil por meio da Delegacia de Defraudações e Falsificações (Defa), alerta a população para golpes, principalmente o da falsa premiação, que é bastante comum. Os bandidos usam telefonemas a cobrar para prometer benefícios absurdos e inusitados em troca de vantagens. Para identificar o golpe, basta ficar atento a alguns elementos. Geralmente o golpista faz uma ligação a cobrar para a vítima, ou envia uma mensagem de texto para seu celular pedindo para ela entrar em contato com o número do telefone da promoção. Este número, fornecido pelo golpista, nunca é da empresa da qual ele diz pertencer, mas uma pessoa já está preparada para atender e ludibriar a vítima.

Na maioria das vezes eles oferecem prêmios de alto valor como carros, eletroeletrônicos e aparelhos celulares. Em troca pedem dinheiro, cartões para celulares e informações pessoais como números de documentos, senhas de cartões de banco e informações sobre familiares da vítima.

“O segredo é não acreditar tanto na sorte. As pessoas devem ficar atentas a qualquer ligação telefônica que ofereça alguma vantagem absurda ou inusitada”, explica o delegado titular da Defa, Lauro Coimbra.

Um dos maiores problemas para a Delegacia é a subnotificação do crime, já que a maioria das pessoas que caem no golpe tem vergonha de admitir que foi levada pela ganância. As pessoas que forem vítimas desses golpes devem prestar queixa na Delegacia do bairro onde residem ou na Defa. A notificação do crime ajuda a polícia a identificar a linha telefônica e o possível autor dos golpes.

Outros golpes

Falso seqüestro – É um dos golpes mais comuns. Normalmente os bandidos ligam para as vítimas dizendo que seqüestraram alguém de sua família. Eles exigem que a pessoa compre créditos de celular ou deposite dinheiro em uma determinada conta bancária, ameaçando matar o parente que não está no poder deles.

Falsa mensagem de celular – Mensagens são enviadas para o celular das pessoas em nome de empresas e emissoras de TV, afirmando que o dono daquele aparelho ganhou um carro. A condição para levar o prêmio é comprar créditos de celular. Trata-se de uma farsa.

Golpe contra aposentados – Estelionatários se passam por funcionários de associações de servidores aposentados e abordam idosos na saída de bancos, agremiações e grupos de terceira idade, alegando que o aposentado tem direito a receber reajustes atrasados. Mas, para agilizar o processo, é preciso pagar 10% do valor adiantado. Desconfie sempre deste tipo de abordagem.

Recomendações

É importante que as pessoas não passem informações por telefone dos locais onde membros da família estão, nem detalhes de caráter pessoal. “É necessário criar uma cultura de desconfiar das coisas oferecidas de forma fácil ou a preços muito abaixo do praticado mercado”, alerta Coimbra.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 190 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal