24/08/2008 - Midiamax
Polícia alerta sobre golpes com cheques e documentos
Por: Chico Júnior
A Polícia Civil alerta a população para o golpe no uso de cheques em transações financeiras e informações sobre documentos pessoais. A delegada Rosely Molina, da Delegacia de Defraudações, do Centro Especializado de Polícia (Cepol), orienta para que as pessoas sejam menos displicentes, não só quanto ao uso de cheques mas também no repasse de dados pessoais, como o número do RG ou CPF.
“Na Capital a incidência de fraudes envolvendo cheques é muito grande, mas também é importante salientar a falsificação de documentos, que é outro crime com números expressivos em Campo Grande”, alerta a delegada. Para ela, dados como documentação devem ser oferecidos somente para pessoas ou órgãos de confiança.
A Polícia Civil disponibiliza ainda outras recomendações sobre o uso de cheques: evitar ao máximo o uso das lâminas de cheque; não sendo possível, é de extrema importância preencher adequadamente, sem deixar espaços em branco e nunca permitir que terceiros preencham, além de evitar o repasse para pessoas desconhecidas; atenção é fundamental: cheques clonados, furtados e adulterados alavancam prejuízos que são fruto da falta de conhecimento e da desatenção das pessoas; os cheques pré-datados são os preferidos dos estelionatários, por isso é preciso muita atenção. As adulterações vão das mais simples - como mudança de valor, feito com rasuras imperceptíveis – até técnicas complexas, com a utilização de produtos químicos que apagam o valor escrito à caneta.