Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

22/08/2008 - Amcham News Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Nova carteira de identidade traz vantagens, mas também riscos

Por: Raimundo Nonato da Costa


Com adoção prevista para janeiro próximo, o novo modelo de carteira de identidade traz uma série de vantagens, mas seus riscos não podem ser deixados de lado. Entre os principais, na opinião de Raimundo Nonato da Costa, diretor de Tecnologia da Microsoft Brasil, está a ameaça à privacidade dos cidadãos sempre que governos ou outras organizações e indivíduos tiverem acesso ao documento, que reúne um conjunto amplo de informações pessoais.

“O grande desafio seria conciliar os riscos que um número único de identificação poderia trazer para a privacidade das pessoas com os benefícios que a facilidade de identificação traria à sociedade”, afirma Costa, que participou na quinta-feira (21/08) do comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação da Amcham-Brasília.

As vantagens do modelo, conforme o diretor, passam sobretudo por facilitar o dia-a-dia das pessoas, que não mais terão que carregar um conjunto de documentos, evitar fraudes e permitir ao governo o acesso a um amplo conjunto de dados dos cidadãos de uma só vez.

A nova carteira, apresentada em julho, assemelha-se a um cartão bancário com chip e agrupa dados que vão de CPF e título de eleitor a dados físicos e impressões digitais do portador. Chamado Cartão de Registro de Identidade Civil (RIC), o documento, segundo o Ministério da Justiça, deve ser usado por toda a população brasileira em um prazo de nove anos.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 231 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal