Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

18/08/2008 - MS Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PC divulga orientações sobre o golpe do Torpedo Premiado


"Empresa X informa, você acaba de Carro 0 Km, para informações ligue GRATUITAMENTE para 0xx............"

Não são raros os casos de pessoas que recebem uma mensagem de texto, falsa, no celular informando que esta acaba de ganhar um carro 0 Km, onde para ganhar, basta ligar "gratuitamente", de um telefone fixo para um determinado número. Ao ligar, a pessoa é informada que é necessário um depósito antecipado, em espécie, para despesas com a entrega. A vítima deposita o dinheiro e não recebe nada.

Este golpe é conhecido como o "Golpe do Torpedo Premiado", essas mensagens normalmente são oriundas de envio através da internet, celulares furtados ou roubados e celulares adquiridos de forma irregular (sem o devido cadastro do usuário na operadora). Para dar credibilidade às mensagens, os estelionatários utilizam nomes de empresas conceituadas.

Ao se observar alguns detalhes no número de telefone de retorno, por exemplo (0xx67)3318-7973, já dá para questionar a veracidade da mensagem:

OBS: O número citado no exemplo é o número de telefone da Assessoria de comunicação da Polícia Civil, foi utilizado apenas como exemplo.

Em análise ao exemplo citado, nota-se que ao retornar a ligação, a pessoa estaria fazendo uma ligação interubana sem gratuidade alguma, onde lhe seriam cobradas as taxas pertinentes à ligação.

E aí, começa o maior drama para o usuário. Ele vai gastar dinheiro com algo que não vai acontecer. Ele não vai receber carro algum. Isso é um golpe para tomar dinheiro do cidadão. Cuidado. Não seja mais uma vítima.

A Polícia Civil recomenda que o cidadão não retorne a ligação e faça a denúncia no próprio site da instituição devir.pc.ms.gov.br.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 191 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal