Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

18/08/2008 - Folha de São Paulo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Bancos querem se livrar da responsabilidade dos crimes pela internet; ouça advogada


O ladrão leva a carteira de uma pessoa com dinheiro, cartão de crédito e cheques. Por sorte, nada acontece à vítima. Porém, mais tarde, ela tem que provar na delegacia do bairro que não entregou propositalmente todo o dinheiro ao assaltante. A situação parece absurda, mas está é a interpretação feita por especialistas em relação ao projeto de lei do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que definirá os crimes pela internet.

As informações são de Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Pro Teste, colunista da Folha e responsável por um blog da Folha Online.

Maria Inês Dolci

A colunista conta que a proposta já foi aprovada pelo Senado e está em tramitação na Câmara. Ela diz que o ônus de provar que o banco foi culpado por saques indevidos da conta do cliente caberia aos provedores.

"Isso contraria o Código de Defesa do Consumidor, que obriga o banco a provar que não foi responsável pela fraude na rede com clonagem de cartões e golpes em caixas automáticos", afirma Dolci.

Segundo a advogada, com esta inversão do ônus da prova, tira-se do correntista comum e entrega-se a quem já tem os juros escorchantes, as tarifas bancárias múltiplas e os lucros que chegaram na casa dos bilhões.

"Por que livrar os bancos de indenização por fraudes, como se pretende com a nova legislação para crimes cibernéticos?", questiona a colunista.

A colunista diz que, talvez, seja melhor acreditar em uma mobilização que altere o projeto. "Sob pena de entendermos que não se enxerga os direitos dos mais fracos nas relações de consumo", declara Dolci.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 193 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal