Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

17/08/2008 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Homens tentam aplicar golpe com promessa de eleição garantida


A menos de dois meses das eleições para prefeito e vereador, câmeras flagram tentativas de golpe em candidatos.

Um homem diz que pode manipular os votos e decidir quem ganha a eleição.

“Eu recebi um telefonema perguntando se eu queria ganhar a eleição. Respondi que sim. E eles me responderam: ‘mas tu queres 100% de certeza de que tu vais ganhar a eleição?’ Eu digo claro que quero. Quem que não quer saber que vai ganhar a eleição?’ ‘Dá para o senhor vir ao nosso escritório?’“, conta um candidato a vice-prefeito.

O encontro foi filmado com uma câmera escondida. “Todo processo eleitoral no país inteiro pode ser burlado”, diz o homem, que se apresenta como Márcio.

“Temos que pegar um número ‘x’ de urnas eletrônicas, reprogramá-las, saber qual o tipo de flash card que vai ter nela, qual é a cor do disquete, saber mais ou menos qual a quantidade de votos que tem naquela urna e colocar um número ‘x’ de votos para o candidato que eu vou querer”, explica.

Ele cobra R$ 2 milhões e diz que a manipulação dos votos é feita no dia da eleição com as senhas do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ayres Britto, e de outros integrantes do tribunal.

Candidato - Você tem essas senhas aqui?

Márcio - Eu sou obrigado a ter. Eu sou obrigado a ter tudo isso aí que você está vendo.

Candidato - Mas a que tu tem, qual é?

Márcio - Do Ayres Britto.

Candidato - Tu é conhecido dele?

Márcio - Não cara, eu “hackeei” a senha do cara.

Candidato - Tu é conhecido dele?

Márcio - Não, eu “hackeei” a senha do cara.

“A minha senha nem existe ainda, minha assinatura digital nem foi colhida, de maneira que ele não tem essa senha, nem nunca vai ter”, garante o presidente do TSE, ministro Ayres Brito.

Encontrado pela reportagem em uma rua de São Paulo, Márcio não quis dar entrevista.

Um outro homem, morador da cidade de Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul, também afirma que pode alterar os resultados de uma eleição. Ele diz que há pessoas dentro do TSE que trabalham com ele.

Procurado pela reportagem do Fantástico, ele nega participação no esquema. “Não tenho essa confirmação e não dei essa confirmação para ninguém. Acho impossível fazer isso”, respondeu.

'Praticamente impossível'

O professor de informática da PUC de Porto Alegre (RS) Fabiano Essel, especialista em urnas eletrônicas, diz que uma fraude nas eleições é praticamente impossível.

“Em poucas horas, ou mesmo em alguns meses, ele não conseguiria quebrar a senha criptografada, precisaria de um parque computacional com uma capacidade extremamente grande pra quebrar a senha criptografada e ter acesso ao sistema. Então eu considero praticamente impossível a fraude em uma eleição”, opina o professor Fabiano Essel.

“Sempre tem aqueles aproveitadores de plantão que quando ocorre alguma coisa deste tipo, eles tentam vender serviços que são impossíveis de serem realizados”, diz coordenador das eleições do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul, Cássio Zasso.

“Do ângulo desse que oferece é um estelionato, portanto infração penal. Do ângulo de quem compra pode caracterizar um abuso de poder econômico”, alerta o ministro Ayres Brito.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 199 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal