Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

14/08/2008 - O Globo Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Estelionatário dá golpe em mais de 2 mil pessoas dizendo ser parente de imperador japonês

Por: João Sorima Neto


SÃO PAULO - A Polícia Civil de São Paulo prendeu na tarde desta quinta-feira um estelionatário de 60 anos que afirmava ser membro da família real do Japão para arrecadar contribuições de empresários e comerciantes da capital e interior de São Paulo. Rosário Kazuhaki Yamamoto é acusado de enganar mais de 2.500 pessoas no estado e de aplicar o mesmo golpe no Japão.

De acordo com a polícia, em algumas ocasiões ele se apresentava como primo do imperador japonês para pedir contribuições que variavam entre R$ 100 e R$ 200. Ele aproveitou o centenário da Imigração japonesa, comemorado este ano, para intensificar sua arrecadação. O golpista dizia estar em missão no Brasil para arrecadar fundos para as festividades. Com ele, a polícia apreendeu um caderno com os nomes de suas vítimas.

Usando o parentesco real, Yamamoto também convencia as pessoas a realizarem pagamentos para colaborar com a colônia japonesa no Brasil. O dinheiro, no entanto, ficava com ele. Ele foi preso em flagrante por volta das 14h30m na Vila Rica, zona leste de São Paulo, após aplicar o golpe em mais dois empresários.

De acordo com Vanessa Shiroma Tienen, representante da colônia japonesa em São Paulo, há mais de dois anos Yamamoto vinha enganando descendentes de japoneses. Segundo ela, o estelionatário fala perfeitamente o português e o japonês. Ele nasceu em São Paulo. Diversas vítimas denunciaram ter sido enganadas por ele e uma fotografia de Yamamoto foi colocada na internet para que ele fosse identificado.

- Sabemos que ele já morou no Japão e aplicou o mesmo golpe por lá - contou Vanessa.

Após ser preso, o estelionatário passou mal e foi levado pelos policiais ao pronto-socorro. Os médicos disseram que teve um princípio de infarto.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 343 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal