Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

14/08/2008 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Criminosos investem em notícias fictícias para invadir PCs


Golpistas da internet passaram a usar o nome da empresa de mídia MSNBC para aumentar as chances de infectar computadores. A estratégia, identificada pela empresa de segurança Sophos, consiste no envio de e-mails que têm somente o título de notícias inventadas. Se o internauta quiser mais informações, é instruído a clicar num link malicioso que pode resultar na invasão de seu PC.

Entre os títulos usados nesses falsos alertas da MSNBC, todos em inglês, estão: “Elizabeth Taylor encontrada morta em casa”, “McCain mentiu para ganhar votos”, “dieta de muitas calorias é banida de cantinas”, “Mary-Kate Olsen foi responsável pela morte de Heath Ledger” e “avião bate em escola, centenas de crianças morrem”.

Golpes parecidos já foram usaram o nome da CNN e de outras fontes de notícia norte-americanas. No Brasil, falsos e-mails escritos em português, reproduzindo a marca G1, já anunciaram falsamente a morte do apresentador Silvio Santos e imagens da menina Isabella Nardoni.

No caso dos alertas fraudulentos da MSNBC, o link sugerido para mais informações leva o internauta até um site malicioso, que tenta instalar no computador da vítima códigos conhecidos como cavalos de Tróia (eles podem roubar dados bancários dos internautas). “Os usuários deveriam estar cientes desse golpe sujo e nunca clicar em links de mensagens que não foram solicitadas”, ensina Graham Cluley, consultor da Sophos.

Esse tipo de fraude, conhecida como phishing scam, é baseada no envio de e-mails sugerindo que os internautas baixem arquivos ou visitem sites maliciosos. Quando aceitam a sugestão, as vítimas em potencial podem infectar seus computadores involuntariamente com programas maliciosos. Geralmente, essas pragas instaladas na máquina têm como objetivo roubar informações pessoais dos usuários de internet. Clique aqui para saber mais.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 190 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal