Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

12/08/2008 - O Globo Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Criminoso usa nome do SBT para aplicar golpes de celular

Por: Priscila Keller


RIO - Uma quadrilha de Fortaleza tem aplicado golpes, através de celular, usando o nome da emissora de televisão SBT. No último domingo, às 19h25m, o grupo enviou o seguinte torpedo para o celular de uma repórter do jornal O Globo: "Parabéns, promoção SBT Dia dos Pais! Você ganhou um Citroën C4 e mais R$ 4 mil. Ligue grátis de um telefone fixo para o número 015 (85) 9147-1499 senha 2530". O golpe é semelhante ao denunciado em reportagem do GLOBO ONLINE do ano passado.

Na segunda-feira de manhã, a repórter entrou em contato com o criminoso que a orientou como obter o prêmio. Ao atender o telefone, o fraudador se identifica como Carlos Augusto Fontenele, gerente geral do setor 8 de promoções e cadastramento do Show de Prêmios do SBT, e fala que o sorteio faz parte do aniversário de 26 anos da emissora. Ele diz que não há necessidade do premiado fornecer números de CPF e identidade para maior segurança. Após passar as informações, ele dá o endereço de São Paulo da emissora. O criminoso ainda pede permissão para filmar a entrega do prêmio, que pode ser feita em domicílio. Mas, o grande objetivo do golpe é conseguir 15 cartões pré-pagos de celular.

- Além do carro, a senhora quer concorrer a uma casa própria? Então, compre 5 cartões pré-pagos das operadoras Tim, Claro e Oi. Aí, você poderá ganhar uma casa no valor de R$ 68.990. Mas, é preciso retornar a ligação em até 40 minutos com o código de barra de dois produtos Nestlé, mais os números dos cartões pré-pagos - diz o fraudador.

Durante a conversa, ele ainda pergunta se há algum posto de venda próximo a residência e acaba aumentando o tempo de espera para 60 minutos. De acordo com o blog do jornalista Guilherme Guidorizzi ( http://centraldenoticias.wordpress.com/especiais/sbt-26-anos/ ), cerca de 590 pessoas foram vítimas de ciminosos no período de 19 de outubro de 2007 a 10 de agosto desse ano. Conforme os comentários dos leitores, todos os casos são semelhantes.

Segundo o delegado titular da Delegacia de Defraudações, Fernando Albuquerque, não há registros de ocorrências desse tipo no Rio de Janeiro. Ele alerta a população para não confiar em sorteios e propagandas por telefone.

- O consumidor nunca deve passar dados pessoais por telefone para evitar fraudes. Em caso de dúvidas, aconselho a procurar a polícia - explica.

A assessoria de imprensa do SBT esclarece que a ação trata-se de uma fraude. De acordo com a emissora, não são feitas promoções via celular

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 313 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal