Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

12/08/2008 - cidadeverde.com Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Prisões por fraudes contra os idosos crescem quase 40% no Piauí

Por: Fábio Lima


Depois da realização da Operação "Refin", que prendeu acusados de fraudar idosos no norte Piauí no refinanciamento de empréstimos consignados, a Delegacia do Idoso contabilizou um acréscimo de 37,5% no número de prisões realizadas em Teresina. Em todo o ano de 2007, 48 pessoas foram detidas acusadas de lesar aposentados. Já até semana passada, no oitavo mês do ano, foram 66 prisões. E a previsão é de que esse número vá aumentar. Por isso, ações preventivas começam a ser implementadas.

De acordo com o delegado Marllos Sampaio, só em Teresina foram 498 empréstimos fraudulentos registrados neste ano. No Piauí, mais de dois mil. Com a constatação de que mais de 70% dos casos estão no interior do Estado, a delegacia resolveu investir na zona rural, e nesta semana passou a visitar comunidades da Grande Teresina. Em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania - Sasc -, a delegacia distribui cartilhas para idosos.

Foi na zona rural do norte do Estado, em especial nas cidades de Esperantina e Luzilândia, que os presos na Operação "Refin" atuavam. Pessoas com menos instrução são vítimas mais fáceis não só pela ingenuidade, mas também pela distância que precisam percorrer para ir até a capital e fazer sua denúncia. "Estamos distribuindo inicialmente cerca de duas mil cartilhas e regiões próximas de Altos e Demerval Lobão e temos a intenção de expandir. Ainda temos muitos casos na capital, mas são pessoas com mais consciência e acesso mais rápido à delegacia", explicou Marllos.

O delegado tem visitado rádios comunitárias para orientar aposentados a evitarem fazer empréstimos ou ceder documentos a estranhos. Com o aumento certo nas prisões em 2008, Marllos espera que em 2009 as prisões diminuam em função dos crimes evitados com o trabalho preventivo. "Só o trabalho repreensivo não adianta", concluiu o delegado.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 272 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal