Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

11/08/2008 - Sol Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Jogos Olímpicos na mira de cibercriminosos


Os grandes eventos costumam sempre chamar as atenções do mundo e os Jogos Olímpicos não são excepção. Desta vez são os cibercriminosos que estão a aproveitar as Olimpíadas para os seus ataques.

O alerta é feito por várias empresas de segurança informática, que referem que nos últimos dias surgiram várias mensagens de spam e falsos e-mails dedicados ao evento, que cativam os cibernautas para sites falsos que escondem códigos maliciosos.

À BBC um porta-voz da Symantec defendeu que os Jogos são vistos pelos cibercriminosos como «uma oportunidade massiva para apanhar quem não está atento», alertando que as pessoas «têm de se lembrar que não devem abrir e-mails ou clicar em links de fontes desconhecidas, independentemente de quantas medalhas de ouro são oferecidas» nestas mensagens.

Por outro lado a Trend Micro refere que as Olimpíadas podem vir a inspirar ataques, sobretudo a sites oficiais relacionados com o evento.

Aqui o objectivo passa por atrair os adeptos das modalidades olímpicas através dos meios oficiais, que os cibernautas consideram ser seguros.

Mas um responsável desta companhia afirma que prevê o surgimento de «técnicas de engenharia social malignas que aproveitam o interesse das pessoas no evento, iludindo utilizadores incautos para carregarem em links comprometidos para disponibilizarem dados pessoais».

Um outro alerta foi lançado pela Marshal que notou o surgimento de inúmeras mensagens de spam relacionadas com os Jogos, com origem num botnet, algumas das quais onde o isco eram notícias da CNN.

Já a MessageLabs revelou que descobriu um novo ataque onde os cibercriminosos estavam a enviar e-mails em nome do Comité Olímpico Internacional para organizações desportivas de todo o mundo.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 203 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal