Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

10/08/2008 - Paraná Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

MPF ainda apura fraudes do Bolsa Família

Por: Luciana Cristo


O Ministério Público Federal (MPF) em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, espera terminar até o fim do ano as investigações sobre funcionários públicos que receberam indevidamente benefícios do programa Bolsa Família, do governo federal. Para a conclusão do trabalho, faltam as análises de documentação dos municípios de Ponta Grossa, Castro e Ventania.

Com 16 mil famílias cadastradas e 14,1 mil famílias beneficiárias do programa - o maior número na região -, Ponta Grossa deve ser o município campeão em irregularidades, segundo o procurador da República Osvaldo Sowek Junior. Na outra ponta, está o município de Ipiranga, que teve apenas um caso de benefício auditado e que ainda pode ser revisto.

Até agora, após auditoria nos municípios da região, foram denunciados aproximadamente 80 funcionários públicos por prática de estelionato (veja tabela ao lado). Para Sowek, as medidas servem como forma de educação. “A iniciativa também é uma forma de moralização para que outras pessoas não façam a mesma coisa. Em alguns casos, pedimos arquivamento pelo princípio da insignificância”, explicou o procurador. Segundo ele, algumas pessoas fizeram uso do programa por curto tempo e um pequeno valor, algumas vezes sem intenção de transgredir as regras do programa. “Teve um caso que foi repasse de R$ 20 por três meses”, exemplificou.

As investigações do MPF iniciaram em março de 2006, quando foram encaminhados pedidos de informações sobre o funcionamento do programa Bolsa Família nas prefeituras dos 21 municípios que integram a jurisdição de Ponta Grossa. Constatou-se que o programa social estava contemplando quantidade significativa de funcionários públicos, e vários desses benefícios aparentavam irregularidades.


Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 825 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal