Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

09/08/2008 - G1 / EFE Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Detidos quatro tunisianos e um marroquino por terrorismo internacional


Roma, 9 ago (EFE).- A Polícia italiana deteve hoje, em Bolonha (nordeste da Itália), quatro tunisianos e um marroquino acusados de pertencer a uma rede terrorista que recrutava pessoas no país para enviá-las ao combate em áreas de conflito.

As forças da ordem buscam uma sexta pessoa de nacionalidade marroquina que escapou da operação, informou a Polícia, em comunicado.

Dois dos detidos são acusados também de fraude para financiar atividades terroristas, pois organizaram falsos acidentes para arrecadar o dinheiro das companhias de seguros.

Segundo as investigações, os recrutados eram enviados, principalmente, à Bósnia, onde treinavam para realizar atentados suicidas em zonas de conflito, como Iraque e Afeganistão.

O responsável da divisão de terrorismo internacional da Polícia italiana, Claudio Galzerano, disse que, entre os detidos, está Jarraya Khalil, que dirigia os mujahedins (combatentes islâmicos) que lutaram junto aos bósnios muçulmanos na Guerra dos Bálcãs (1992-1995).

Khalil, com antecedentes penais na Itália, usava sua experiência militar para dirigir as tarefas de recrutamento, acrescentou Galzerano.

Os outros detidos, com idades entre 31 e 43 anos, são os tunisianos Chedli Ben Bergaui, Murad Mazi e Mohammed Chabchub, que tratavam da aquisição de material pela internet, documentos e vídeos, e o marroquino Hechmi Msaadi.

A investigação começou em agosto de 2005, após ser encontrada em uma casa em Ímola (nordeste da Itália) uma caixa com documentos e CD-ROM sobre treinamentos de mujahedin e atividades de proselitismo.

O ministro do Interior italiano, Roberto Maroni, afirmou que esta operação mostra que "o terrorismo de matriz islâmica está fortemente presente no país e, contra ele, é preciso manter sempre a atenção" a um alto nível.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 203 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal