Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

08/08/2008 - Alagoas em Tempo Real Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Trabalho de inteligência leva Adeal a descobrir fraudes em GTAs


A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) demonstrou, esta semana, seu poder de atuação. Na noite da última terça-feira (05), interceptou e apreendeu 52 bovinos que seriam comercializados irregularmente na Feira de Gado de Dois Riachos.

Os animais foram entregues a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), os bovinos foram sacrificados e incinerados, na quinta-feira. “Esse é o procedimento padrão de um sacrifício sanitário. Os animais não estão doentes, mas como entraram em uma zona considerada de risco desconhecido para a febre aftosa não podem retornar para zona livre. Por sua vez, não podem permanecer em Alagoas já que entraram no estado ilegalmente”, explica a gerente de Defesa Animal da Emdagro, Rita Selene.

A operação que resultou na apreensão contou com o apoio da Polícia Militar e foi montada com base num trabalho investigativo. “Na última semana tivemos informações que estariam adulterando GTAs (Guias de Trânsito Animal) de gados vindos de Sergipe. A partir de investigações concluímos que uma carga seria transportada terça-feira”, revela Edivan dos Santos, gerente da Unidade Regional da Adeal em Santana do Ipanema.

A operação- O gerente detalha a ação. “Para chegar a Dois Riachos quem vem de Sergipe pode seguir por três caminhos: Delmiro Gouveia, Pão de Açúcar e Belo Monte. Optamos por montar uma fiscalização na entrada da feira, em Dois Riachos, e outra em São José da Tapera, cidade escolhida por permitir interceptar os caminhões que viessem por Delmiro Gouveia ou Pão de Açúcar. À tarde recebemos informações de que a entrada dos bois, em Alagoas, seria feita de balsa entre os municípios de Porto da Folha (Sergipe) e Belo Monte (Alagoas), deslocamos uma equipe por estrada de terra, próxima a AL 220, entre Belo Monte e Batalha, onde foi realizada a interceptação”, explica.

Os animais apreendidos foram encaminhados ao escritório da Adeal em Batalha, onde passaram a noite. No início da tarde de quarta-feira (06), uma comitiva da Adeal, escoltada por viaturas policiais, acompanhou a carga retida até Propriá, divisa com Sergipe.

Além de arcar com o prejuízo, cerca de R$ 25 mil, já que os animais seriam comercializados em torno de R$ 500 cada um, os proprietários devem ser processados por fraudar documentos. “A Adeal está empenhada em exercer sua função. Quem tentar burlar a legislação será punido”, avisa o diretor presidente da Agência, Hibernon Cavalcante.

“A apreensão transmite ao produtor rural que a Adeal está atenta e disposta a punir as irregularidades. A federação apóia todas as medidas coibitivas no sentido de evitar fraudes e melhorar o status sanitário do Estado”, afirma Álvaro Almeida, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas. Além do setor produtivo, as superintendências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Sergipe e Alagoas e a Emdagro também se pronunciaram parabenizando a Adeal pela ação.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 181 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal