Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

08/08/2008 - Jornal de Itupeva Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PF prende em Jundiaí fraudador do INSS

Por: Ivan Marcos Machado


Agentes da Polícia Federal de Minas Gerais realizaram, ontem, a “Operação Quimera”, para prender fraudadores da Previdência Social. Dentre os presos está um agenciador de Jundiaí, que não teve o seu nome divulgado.

Segundo a Polícia Federal, em Belo Horizonte, a organização criminosa que atua em detrimento do INSS - Instituto Nacional do Seguro Social teria causado prejuízos estimados em cerca de R$ 20 milhões.

A Justiça mineira autorizou as prisões de 20 suspeitos e emitiu 36 mandados de busca e apreensão em desfavor de servidores públicos: médicos, peritos, do INSS, advogados, agenciadores e beneficiários que buscavam os serviços do grupo.

A Gerência Regional do INSS em Jundiaí não tinha autorização do Ministério da Previdência, para se pronunciar sobre o caso.

A Assessoria de Imprensa do Ministério informou, no final da tarde de ontem, que em Jundiaí ocorreu uma prisão de agenciador e apreensão de documentos. O material será analisado pela equipe de investigação, para apresentar a denúncia à Justiça.

Ainda segundo a Previdência Social, no caso de Jundiaí não foi identificada, a princípio, qualquer participação do envolvimento de funcionários nas fraudes.

Como tudo começou

As primeiras investigações indicam que foram concedidos 500 benefícios com intermediação da quadrilha, dos quais 40 já confirmados como totalmente irregulares. Os 200 policiais envolvidos na Operação Quimera – a 28ª deste ano - cumpriram os mandados de prisão e os 36 mandados de busca e apreensão em Alfenas, Monte Belo, São Sebastião do Paraíso e Varginha, no Sul de Minas; e também em São Paulo, na capital e em Limeira, Jundiaí e Embu.

As primeiras investigações começaram em novembro de 2007, quando a Assessoria de Pesquisas Estratégicas (APE) da Previdência Social identificou indícios de fraude em concessão de benefícios na Agência da Previdência Social (APS) de Alfenas.

O esquema do grupo

Os fraudadores arregimentavam pessoas interessadas em obter auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, e clínicas e consultórios médicos emitiam laudos falsos. Aos servidores cabia a tarefa de intermediar a perícia diretamente para os três peritos envolvidos.

O nome da Operação deve se a mitologia grega. Quimera, que era um fabuloso monstro com cabeça de leão, torso de cabra e cauda de dragão e que soltava fogo pela boca. Hoje No nosso português, a palavra quimera significa produto da imaginação, fantasia, utopia.

Federal monitora a região

A PF tem feito uma série de prisões em Jundiaí. Foi para a Cadeia o agenciador Hamssi Taha, com quadrilha de Valinhos, por tráfico. Teve o policial Carlos Carvalho, o "Carlinhos", que tentava prender uma quadrilha de traficantes, segundo informações de seu advogado, Paulo Giacomelli.

No mês passado, foi uma telefonista da Telefônica, da Vila Arens, que vendia informações de linhas grampeadas a mando da Justiça. Ela é mulher de um soldado da Polícia Militar.

A PF confirma que há outras investigações em andamento na cidade.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 922 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal