07/08/2008 - Jornal Agora
Rio-grandina cai no golpe do telefone premiado
Por: Patrick Chivanski
Estelionatários aproveitam as promoções das emissoras de televisão e voltam a aplicar o golpe do telefone premiado.
Segundo o relato da vítima, uma moça de 31 anos, no início da manhã da última terça-feira, 5, ela estava em sua residência quando recebeu uma ligação a cobrar, em que um homem dizia que ela havia sido premiada e que ganharia um bônus de 60 dias de ligação gratuita para qualquer região do País, usando a operadora 014, de fixo para fixo, quatro telefones celulares, uma TV de plasma 42 polegadas, um computador e uma cozinha completa assinada pela apresentadora Ana Maria Braga.
Porém, para ela ganhar os prêmios, a vítima tinha que ter em sua casa seis quilos de alimentos não-perecíveis para doar, três produtos da marca Nestlé e fazer uma doação no valor de um salário mínimo para o projeto Criança Esperança da Rede Globo, sendo que tal valor teria que ser depositado numa conta da Caixa Econômica Federal até o final do dia e, para que o depósito fosse concretizado, ela não poderia desligar o telefone.
A vítima também informou aos agentes da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) que, durante a conversa, o golpista informou que a promoção era uma parceria entre as empresas Rede Globo, Nestlé, Brasil Telecom e Caixa Econômica Federal.
Acreditando na promoção apresentada pelo telefone, logo em seguida, a vítima dirigiu-se ao referido banco e depositou R$ 150 na conta indicada e somente interrompeu a ligação quando retornou para sua casa.
Após um certo tempo, a vítima retornou ao banco para se certificar sob a confirmação do depósito, quando foi informada que a conta pertencia a uma agência do Estado do Ceará e que o dinheiro já havia sido sacado. Somente neste momento a moça percebeu que havia caído num golpe.