Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

24/07/2008 - Jornal A Voz da Cidade Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Cresce o número de golpes pelo telefone


RESENDE - Cresce o número de pessoas vítimas do golpe do prêmio pelo telefone. Esta semana, uma leitora do A VOZ DA CIDADE ligou para a redação denunciando que teria recebido um torpedo (mensagem via celular) informando que acabava de ser contemplada com um automóvel Space Fox e seis aparelhos de celular modelo G3. Para receber o prêmio, a leitora teria que realizar um depósito numa conta no valor de R$ 300 na Caixa Econômica Federal até o meio-dia. Logo depois, teria que confirmar o depósito ligando para um número de telefone fornecido pelo golpista. “O rapaz ainda explicou que quando alguém atendesse era para dizer o seguinte: completei a tarefa ligação premiada do Show de Prêmios”, conta a leitora que diz que já no caixa eletrônico desconfiou do golpe. “Achei estranho porque o nome que apareceu na tela do caixa eletrônico era de uma pessoa e não de uma empresa”, diz. O número passado para a leitora pelo golpista foi (85) 9911-5398, DDD da região metropolitana de Fortaleza, Ceará.

Outros golpes também bastante usados são os que utilizam o nome de programas de TV. Foi o que aconteceu com o casal Sérgio e Patrícia Queiroz. “Ligaram logo cedo pra casa dizendo que eram produtores do programa Hoje em Dia, da Record. Ele nos disse que tínhamos sido sorteados para participar do jogo Lance Mínimo. Teríamos que dar um lance e depositar o valor em uma conta para receber o carro”, explica Sérgio, que diz que escapou do golpe por ter perguntado demais. “O rapaz começou a ficar irritado porque comecei a fazer um monte de perguntas e desligou”, conta.

O nome de outros programas também são usados nos golpes, como o Mais Você, da apresentadora Ana Maria Braga e o Domingo Legal, do SBT. Até mesmo os cartórios estão sendo usados pelos golpistas para aplicar golpes, como foi noticiado na edição de terça-feira do A VOZ DA CIDADE. Golpistas estariam ligando para comerciantes ou pessoas comuns passando-se por funcionários de cartórios, informando que a pessoa precisa fazer o depósito de um certo valor em uma conta, caso contrário o título em seu nome iria a protesto. Porém os cartórios não utilizam o telefone para esse tipo de comunicado ao cliente. Outro golpe também bastante utilizado tem sido o de que a vítima recebe uma ligação dizendo que ela estaria concorrendo a prêmios. Para ter direito aos prêmios precisaria comprar seis cartões de telefone celular da Claro e passar os números do código gravados no cartão. Na verdade, a pessoa está inserindo créditos no celular do criminoso.

Policiais da 89ª Delegacia Legal vem realizando vários registros desse tipo de golpe. Eles orientam a população a ter cuidado com essas ligações. “A vítima precisa entender que não existe prêmio em que ela precisa pagar, fazer depósito de um certo valor para receber o bem em casa”, explica um policial que ainda orienta a pessoa que na dúvida tente contato com os programas de TV e não realize nenhum depósito.

As operadoras de celular também informam que todas as suas promoções são amplamente divulgadas na mídia. E que também o contato é feito via correspondência.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 338 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal