Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

24/07/2008 - O Pantaneiro Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Conheça seis novos golpes que circulam pela web


Lista de phishing traz iscas como vídeo do caso Nardoni, acidente com Fernando Alonso e ensaio com Mulher Melancia

Diariamente eu recebo dezenas de e-mails com todo tipo de isca para golpes virtuais (diretamente ou enviados por leitores). Eles tentam convencer o destinatário a clicar em links para sites contaminados ou baixar programas nocivos. Tudo devidamente camuflado por mensagens com ofertas de notícias exclusivas, fotos comprometedoras e programas gratuitos, entre outros. Por conta disso, resolvi fazer um post com os golpes com maior apelo que circulam via internet nos últimos dias. Confira:

Novo vídeo do caso Nardoni
A reconstituição do assassinato de Isabella Nardoni feita em computador, exibida por programas de TV como o Fantástico, tem sido utilizada como isca para disseminar programas nocivos. Curiosos que clicam no link e baixam o que seria o vídeo recebem um spyware.

Mulher Melancia no YouTube
Mais uma da série "mulheres nuas em vídeo da Playboy". Para atrair suas vítimas, os criminosos prometem um ensaio exclusivo da dançarina conhecida como Mulher Melancia disponível no YouTube. Ao clicar no link, o curioso internauta recebe uma mensagem dizendo que é preciso baixar o Flash Player para visualizar o arquivo. Basta clicar. Mas quem acredita baixa o programa nocivo identificado pela Trend Micro como MAL_BANLD1, destinado a roubar dados bancários.

Acidente grave com Fernando Alonso
Traz uma notícia (falsa) creditada ao jornal El País segundo a qual o piloto espanhol de Fórmula 1 teria sofrido um acidente em Bilbao. E mostra um vídeo do carro em chamas. Segundo a Panda Security, ao clicar no link para o tal vídeo é descarregado o cavalo-de-tróia Banker.LGC.

Estou te espionando...
Esta mensagem afirma que uma investigação sobre o destinatário do e-mail foi encomendada por uma pessoa. Só que ela não pagou pelo serviço. Por conta disso, os detetives resolveram vender o material levantado para você. Tudo mentira para convencê-lo ao clicar no link, que leva para um programa nocivo.

Declaração do IR suspensa
Fraudes usando o imposto de renda como atrativo não são novidade, mas há várias versões. A mais recente que recebi fala que a declaração do destinatário foi suspensa, de acordo com o "despacho em anexo". Quem acha que caiu na malha fina e clica instala um programa espião.

Cancelamento de conta do Messenger
Depois de espalharem milhões de e-mails dizendo que contas do Windows Live Hotmail seriam canceladas se o internauta não clicasse em certos links, os criminosos da web investem em mensagens que prometem quase a mesma coisa, mas agora com o MSN Messenger. Mas o resultado é o mesmo: dados furtados de quem clica.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 566 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal