Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

24/07/2008 - pernambuco.com Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Pragas virtuais já ultrapassam marca de 11 milhões


O número de malwares (programas com códigos maliciosos) existentes já ultrapassa os 11 milhões, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira pela empresa de segurança Sophos. A companhia diz receber, diariamente, 20 mil amostras de programas suspeitos, ou um a cada quatro segundos. O Blogspot.com, que tem um sistema simples e gratuito de criação de sites, foi identificado como o principal hospedeiro desses códigos maliciosos na web, com 2% de todo o malware do mundo.

O relatório destaca que mais de 90% das páginas infectadas por cavalos-de-Tróia e spyware são sites legítimos, alguns de empresas conhecidas, presentes na lista de 500 da Fortune.

"Milhares de páginas pertencentes a empresas presentes na Fortune 500, agências governamentais e escolas foram infectadas, colocando os visitantes em risco. Sites de entretenimento de alto nível como os do PlayStation e das empresas de vendas bilhetes para a Eurocopa 2008 sofreram esse problema", diz o relatório.

O estudo também indica, segundo o G1, que a quantidade de e-mails maliciosos - aqueles que carregam anexos com vírus - vem caindo: foi de uma em cada 332 mensagens no primeiro semestre de 2007 para um em cada 2,5 mil no mesmo período de 2008.

A redução foi registrada porque, em vez de enviar esses códigos maliciosos, os hackers passaram a infectar sites vulneráveis - entre eles, estão muitas páginas de grandes empresas. De todos os endereços que apresentam riscos, 90% são legítimos (ou seja: não foram criados especialmente para golpes).

Em média, a empresa de segurança detecta 16,1 mil sites infectados por dia, ou um a cada cinco segundos. “Essa velocidade é três vezes mais rápida do que aquela identificada em 2007”, diz o comunicado. Para fazer com que os internautas acessem essas páginas, os golpistas divulgam na web ou sugerem em e-mails esses endereços.

A Sophos alerta ainda para o crescimento dos sites de redes socais, como o Orkut e Facebook, que são usados por criminosos para conseguir informações: "cybercriminosos que conseguiram acesso a algum perfil podem usá-lo para lançar ataques dirigidos para conseguir informações sobre empresas através de empregados novos e insuspeitos".

Para evitar esse risco, o relatório afirma que as empresas devem orientar seus funcionários sobre o risco de colocar informações profissionais nesses sites e de aceitar convites de pessoas desconhecidas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 160 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal