Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

23/07/2008 - Convergência Digital Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Brasileiros lideram nível de preocupação com roubo de identidade e fraudes financeiras



Os receios relacionados ao roubo de identidade e fraudes financeiras são as principais preocupações dos consumidores de 14 países, de acordo com os últimos resultados do Índice de Segurança, estudo realizado pela Unisys.

O roubo de identidade é a maior ameaça citada entre os entrevistados de nove países, ao passo que o uso inadequado de informações de débito ou crédito alcança o primeiro ou o segundo lugar em 12 das nações participantes da pesquisa. O levantamento apresenta um indicador social do nível de segurança da população sobre quatro tópicos: segurança nacional, financeira, da internet e pessoal.

A companhia conduziu a primeira pesquisa global em agosto de 2007 como parte de um estudo que passa a ocorrer duas vezes por ano, com o objetivo de avaliar o sentimento do consumidor em relação a problemas de segurança. A pesquisa atual inclui respostas de 13,2 mil pessoas, entrevistadas entre março e abril de 2008.

Comparado com o ano passado, o Índice de Segurança Unisys caiu três pontos, para 134, o que representa um nível moderado de preocupação geral com os problemas de segurança no mundo todo.

O indicador mede o sentimento dos consumidores em uma escala de zero a 300, na qual o número 300 representa o patamar mais elevado de preocupação. Os receios referentes ao roubo de identidade e fraudes financeiras também foram as principais preocupações em agosto de 2007.

Nas quatro áreas específicas estudadas, os resultados atuais mostram que a preocupação geral relacionada à segurança financeira está em primeiro lugar (143 de 300), seguida pela pessoal e nacional (que chegam a 138), e da internet (118). Seguem outras descobertas importantes:

- Os receios dos consumidores estão mais altos nas principais economias em desenvolvimento, como Hong Kong (189), Cingapura (176), Brasil (169) e Malásia (164);

- Os residentes de Hong Kong citam como suas principais preocupações os medos relacionados à segurança em todos os quatro tópicos (sua pontuação total é de 189), temendo especialmente se tornar vítimas de fraudes de cartões bancários (243), sofrer epidemias de saúde (214) e não conseguir atender as obrigações financeiras básicas (188);

-Com exceção da Alemanha, único país europeu que registra grande preocupação com problemas de segurança, os europeus geralmente se sentem mais seguros do que as pessoas do restante do mundo;

-Os franceses são os menos preocupados do mundo, com o nível mais baixo (ou quase) de preocupação nas quatro áreas. A pontuação da França como um todo não passa de 76;

- Desde a primeira pesquisa global, o Índice de Segurança Unisys aumentou acentuadamente na Espanha (+23), Cingapura (+17) e Hong Kong (+10). Por outro lado, os maiores declínios nas preocupações com a segurança aconteceram na Austrália (-21), Reino Unido (-21) e Brasil (-19);

- Sete países demonstram preocupação significativa (pontuação igual ou superior a 150) em relação à segurança nacional e epidemias de saúde – Brasil (200), Malásia (192), Cingapura (188), Hong Kong (184), Estados Unidos (167), Espanha (166) e Alemanha (163);e

-EUA e Hong Kong apresentam maior ansiedade para cumprir as obrigações financeiras, como pagar contas de cartões de crédito e hipoteca.

Com exceção da Alemanha, onde os entrevistados expressam grande preocupação com vírus de computadores, spams e a segurança de compras on-line, os demais países revelam um desconforto de baixo a moderado com a segurança na internet.

Curiosamente, ao mesmo tempo em que consumidores do mundo inteiro geralmente demonstram menos receios em relação a compras on-line em comparação com outras questões de segurança, a pesquisa mostra que permanece uma significativa apreensão em relação a tecnologias mais novas, como o uso de um dispositivo móvel para realizar transações financeiras.

Para acessar o relatório global do Índice de Segurança Unisys, consulte www.unisyssecurityindex.com/download-reports.asp. A Unisys lançará os próximos resultados, com um novo tópico, no terceiro trimestre deste ano.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 212 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal