Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

22/07/2008 - Primeira Edição Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Justiça Federal condena filho que recebia pensão de mãe falecida


O Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) obteve na Justiça a condenação de Roberto Santana da Silva por crime de estelionato cometido contra o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT- 19). Durante nove anos, ele recebeu a pensão pela mãe, Maria de Lourdes Alves Santana, que já havia falecido. Os saques na conta corrente da mãe e o recadastramento da pensionista foram feitos por Roberto Santana.

A pena fixada pelo juiz da 3ª Vara Federal, Paulo Cordeiro Machado, foi de um ano e quatro meses de reclusão, a ser cumprida inicialemente no regime aberto, além de multa. Por ser inferior a dois anos, a pena privativa de liberdade foi substituída por uma restritiva de direitos, na modalidade de prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas durante o mesmo tempo da pena e 40 dias-multa, cada um equivalente a 1/30 avos do salário mínimo.

Segundo a denúncia do procurador da República Paulo Roberto Olegário de Sousa, o Tribunal começou a desconfiar da fraude em 2004, quando Roberto Santana da Silva solicitou o recadastramento da mãe, sem a presença dela. Além disso, um funcionário do Tribunal do Trabalho foi informado por uma vizinha do denunciado de que a mãe dele havia falecido há alguns anos.

Um levantamento feito pelo TRT estimou em R$ 232.356,11 (valor atualizado até dezembro de 2006) o prejuízo com o pagamento da pensão indevida. Ao ser ouvido, Roberto Santana confessou que mesmo após o falecimento de sua mãe, continuou a receber a pensão - por meio de cartão magnético e senha - e que anualmente comparecia sozinho ao Tribunal Regional do Trabalho para recadastramento da pensão, utilizando para isso o documento de identificação de Maria de Lourdes, assinando por ela.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 197 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal