Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

04/09/2006 - Jornal Bom Dia Bauru Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Mais de cem frigoríficos são autuados por frango ‘batizado’

Por: Jair Aceituno


O Ministério da Agricultura publicou ontem a relação de 103 frigoríficos de aves de todo o país autuados por excesso de água nas carcaças dos frangos colocados para comercialização. O limite estabelecido em lei é de 6%, mas foram encontradas amostras com até 22,8%.

Entre os punidos estão desde os grandes frigoríficos, de atuação nacional, até os regionais – pelo menos seis deles da região de Bauru.

Na primeira transgressão, os autuados são advertidos e a mercadoria é retida. Na reincidência, os frigoríficos ficam sujeitos a multas que vão até R$ 25 mil. Além disso, podem ter suspenso o alvará de funcionamento.

Eliseu Gonçalves, do Allfrigor, de Arealva, um dos citados na lista, diz que o nível de água no frango é um “problema mundial”. Defende uma nova regulamentação para o setor, com níveis de tole-rância maiores e fiscalização mais eficiente.

“Na nossa região a fiscalização é grande e deveria ser assim em todo lugar”, diz.

Ele admite, porém, que alguns frigoríficos optam pela fraude, “batizando” seu produto para “se proteger” da baixa cotação.

Punição
Problema é discutido através de ação civil na Justiça Federal
O excesso de água no frango já rendeu, no mês passado, a ação civil protocolada pelo procurador Pedro Antonio de Oliveira Machado, do Ministério Público Federal. A ação quer que o governo evite delegar a fiscalização a pessoas contratadas pelos frigoríficos. Também pede uma nova metodologia para determinar os níveis de água nas carcaças.

Entendimento
MPF pede realização de audiência entre o setor e o governo
A ação do MPF tramita pela 1ª Vara Federal de Bauru e pede audiência onde as partes discutam providências para o setor. Além da Allfrigor, o BOM DIA tentou, sem sucesso, contato com outros estabelecimentos da região igualmente citados. Na lista, há empresas de Itapuí (Itabom, Santa Fé e Santa Cecília), Bariri (Três Irmãos) e Guarantã.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 479 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal