Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

17/07/2008 - UOL Notícias / InfoMoney Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Número de páginas falsas de bancos aumentou 85% no segundo trimestre


SÃO PAULO - O internauta deve ficar alerta: a quantidade de fraudes na rede vem aumentando consideravelmente. O número de páginas falsas de bancos apresentou crescimento de 85% no segundo trimestre de 2008 em relação ao mesmo período no ano passado.

O dado é de pesquisa realizada pelo Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), um dos núcleos do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR). Já na comparação com o primeiro trimestre de 2008, o número se manteve.

Ataques na rede

Os ataques a servidores Web mantiveram tendência de alta, com aumento de 26% em relação aos primeiros meses do ano, e de 216% se comparados ao mesmo período em 2007. "Esses ataques continuam explorando as vulnerabilidades em aplicações Web para, em alguns casos, hospedar cavalos de tróia utilizados em fraudes ou páginas falsas de instituições financeiras", explica Cristine Hoepers, analista de segurança do CERT.br.

No mês de junho, as fraudes correspondem a 52% do total de incidentes reportados ao Cert.br. No acumulado do segundo trimestre, a parcela de fraudes chega a 54% dos incidentes.

Para aumentar a segurança

Algumas dicas simples podem ser bastante úteis na prevenção contra fraudes pela internet. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) recomenda que sejam seguidos alguns passos para transações eletrônicas seguras.

O ponto de partida é evitar acessar a conta em internet banking através de computadores em locais de grande circulação de pessoas, como cyber cafés, lan houses e outros computadores, mesmo que pessoais, em locais de estudo ou trabalho, que possam ser compartilhados com outras pessoas.

Além disso, é preciso ter muita atenção com e-mails recebidos que aguçam a curiosidade, contendo mensagens como "Você está sendo traído", ou "Confira: fotos picantes". Esses e-mails costumam ser porta de entrada para ladrões de senhas, dando origem às fraudes. Além disso, ao acessar sites de bancos, é importante digitar o endereço da página no navegador, evitando sempre o acesso por links com mensagens do tipo "clique aqui".

Trocar periodicamente a senha do acesso ao banco pela internet e verificar constantemente os lançamentos em conta corrente também podem ajudar a evitar fraudes. Se houver dúvida com relação a algum dos procedimentos de segurança do site do banco, a instituição deve ser imediatamente contactada. Prevenção é o melhor remédio.

Mais usuários

O avanço da quantidade de fraudes na internet ligadas a bancos acompanha o crescimento do número de usuários. Pesquisa sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil, divulgada em março de 2008, indica que 18% das pessoas que acessaram a internet no ano passado utilizaram serviços financeiros.

O uso de serviços financeiros pela rede varia diretamente com a classe social e a renda familiar; quanto mais alta a classe social e a renda, maior a proporção de pessoas que fazem uso virtual dos serviços financeiros. Consultas a saldo de conta corrente, poupança ou das faturas do cartão de crédito são os serviços mais utilizados por todas as classes.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 162 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal