Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

16/07/2008 - Badaue Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Falso dentista é detido durante fiscalização do CRO-MA


Uma ação do Conselho Regional de Odontologia do Maranhão com apoio da Promotoria da Saúde e Vigilância Sanitária Municipal de São Luís resultou na detenção do falso dentista Genário Teodório de Aguiar Santos. Ele foi flagrado por fiscais do CRO-MA, em seu consultório no bairro de Fátima, quando ia iniciar a extração do dente de uma paciente que se identificou como Maria José.

O falso dentista foi encaminhado para a Delegacia do João Paulo onde foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e liberado em seguida. Ele responderá ao crime em liberdade. Se for condenado, poderá sofrer pena de detenção de seis meses a dois anos por exercício ilegal da profissão, conforme o Artigo 282 do Código Penal.

Os fiscais do Conselho chegaram ao consultório do falso dentista, localizado na Rua 10, casa 411, Bairro de Fátima, após uma denúncia. Genário Santos informou que trabalhava naquele local havia 34 anos, mas exercia ilegalmente a profissão há 40 anos. Genário admitiu ter conhecimento de que o trabalho que desenvolvia era ilegal, mas que, orientado por seu advogado de nome Bruno, disse que era “para ir trabalhando, mas ter cuidado”. O falso dentista fazia extrações, restaurações e próteses dentárias. O consultório foi interditado e todo o material apreendido pela Vigilância Sanitária.

Esse é o segundo falso dentista flagrado em 40 dias pelo Conselho Regional de
Odontologia do Maranhão (CRO-MA) em São Luís. Outro profissional ilegal, João Augusto Marques Guerra, foi flagrado, em junho no Bairro do São Raimundo, após ter extraído o dente de uma criança de dois anos. Com a operação desta quarta-feira, sobe para oito o número de consultórios interditados, dos quais dois com flagrante da ação de falsos dentistas.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia do Maranhão (CRO-MA), Cláudio Nogueira da Cruz, disse que a população deve solicitar em qualquer consultório dentário a habilitação do profissional. Segundo ele, ao recorrer a locais inadequados o paciente corre risco de contrair doenças infecto-contagiosas como Aids e Hepatite, além do risco de morte. “A luta do CRO-MA não é apenas coibir o exercício ilegal da profissional, mas assegurar a oferta, por parte do poder público, do serviço odontológico de qualidade e com profissionais bem remunerados”, informou.

O promotor de justiça da Saúde, Herbeth Figueiredo, que acompanhou a ação, disse que “esse é um trabalho constante e que não pára nunca”.

Consultório sem licença - Ainda pela manhã, na rua do Chafariz no bairro de Fátima, a Vigilância Sanitária interditou o consultório do dentista Carlos Magno Furtado Melo.. Durante a ação do CRO-MA, Vigilância e Promotoria de Saúde foi constatado que o consultório funcionava sem alvará da Prefeitura e sem licença da Vigilância Sanitária. O local não oferecia condições de higiene e sanitária. O consultório foi interditado e só será reaberto após o proprietário providenciar a documentação exigida e após vistoria da Vigilância Sanitária.

Embora o proprietário tenha apresentado diploma de conclusão do Curso Superior em Odontologia, há suspeitas de que ele permita que pessoa não habilitada exerça a atividade. O CRO-MA está apurando a denúncia.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 292 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal