Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

16/07/2008 - Bem Paraná Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Teste flagra Frango na lasanha à bolonhesa


As lasanhas à bolonhesa à venda no comércio têm pedaços de frango no lugar da carne de boi. Essa foi a constatação feita pela equipe da Pro Teste que analisou sete marcas de lasanhas à bolonhesa congelada: Rezende, Sadia, Perdigão, Pão de Açúcar, Batavo, Frescarini e Great Value.

Além da presença do frango, foram ainda encontrados excesso de sal, de gorduras e de gorduras trans e algumas porções.

Como esperado, já que se trata de lasanhas à bolonhesa, em todas as marcas foram encontradas carne bovina (proveniente da carne moída) e suína (proveniente do presunto). Nenhuma tinha carne ovina, mas havia carne de aves em duas: Great Value e Perdigão.

Vale destacar que as duas marcas não declararam na lista de ingredientes nenhum tipo de carne de aves. A adição de um ingrediente sem a menção no rótulo é fraude e ambas foram penalizadas.

Na lista de ingredientes da lasanha Great Value consta a presença de caldo de galinha. Só que, como havia mais de 1% de frango, não há dúvida de que esse tipo de carne foi adicionado, ressaltam os técnicos da Pro Teste.

É verdade ainda que a legislação para presunto permite a adição de proteínas de origem animal e vegetal no produto. Ainda assim, essa hipótese não explica como é possível ter uma quantidade tão significativa de carne de aves na lasanha.

Conforme os dados do técnicos da Pro Teste, todas as marcas tinham a ressalva de não recongelar, mesmo não sendo essa informação obrigatória pela legislação específica. Todas também trazem as informações nutricionais mínimas exigidas.
Vale destacar que Sadia e Rezende vão além, declarando o conteúdo de colesterol, cálcio e ferro. Essas informações, mesmo que não obrigatórias, são úteis para quem se preocupa com a alimentação.

A marca Great Value foi a única a não informar o nome e o endereço do fabricante do seu produto. O único dado sobre o fabricante é seu CNPJ, informação que não tem valor para o consumidor. A legislação obriga a menção dessas duas informações.
A mesma Great Value, assim como Frescarini e Pão de Açúcar, ainda não tinha o selo (ou carimbo) do SIF (Serviço de Inspeção Federal), que é obrigatório para esses produtos, já que contêm ingredientes de origem animal.

O selo de fiscalização significa que técnicos do Ministério da Agricultura estão dentro das fábricas analisando rotineiramente os produtos.

Para completar a avaliação, checamos a veracidade das informações. Houve problemas na declaração do conteúdo de todos os nutrientes da tabela nutricional. Apesar de ter se saído bem na qualidade das informações, a Perdigão foi a marca que apresentou maiores diferenças, às vezes para mais, outras para menos.
Higiene — A avaliação seguinte mediu a presença e quantidade de microrganismos. Foram encontrados alguns microrganismos que denunciam falhas na fabricação, manipulação ou conservação desses alimentos, mas eles não são prejudiciais à saúde humana.

Por dentro das massas de lasanha congeladas
Análises feitas para avaliar a qualidade das lasanhas

Rotulagem
Foi avaliada a qualidade e a veracidade das informações dos rótulos

Higiene
Foi verificada a presença e quantidade de microrganismos que indicam falhas de fabricação ou conservação (mesófilos e psicrófilos), potencialmente patogênicos (salmonela, clostrídios sulfitos-redutores, estafilococos e listéria) e indicadores de falhas de higiene (coliformes totais e fecais). Foi realizada uma análise visual de corpos estranhos

Equilíbrio nutricional
Para avaliar o equilíbrio nutricional, mediram a quantidade de nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras e sódio) presentes em uma porção de lasanha e comparado os resultados com as quantidades de ingestão diária recomendada para um adulto. Foi verificado se as calorias provêm em maior parte dos carboidratos, das proteínas ou das gorduras.

Aditivos
Foi analisada a presença e a quantidade de glutamato monossódico e sorbato de potássio

Tipo de carne
Foi pesquisada a presença de carne bovina, suína, ovina e de aves

Teste de preparo
O teste prático consistiu em aquecer as lasanhas de acordo com as instruções e tempo de preparo descritas pelo fabricante em suas embalagens. Todas as marcas traziam essas informações para forno convencional e microondas

Degustação
A degustação foi realizada em laboratório especializado com um painel de provadores. Cinco parâmetros foram avaliados: aspecto, cor, odor, sabor e textura

Selo
Frescarini, Great Value e Pão de Açúcar não tinham o selo (ou carimbo) do SIF em seus rótulos, o que é obrigatório por lei

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 305 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal