Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

15/07/2008 - Convergência Digital Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

CERT.br registra aumento de 96% em tentativas de fraudes no segundo trimestre


O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), um dos serviços mantidos pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), divulga as estatísticas de incidentes envolvendo redes brasileiras reportados ao grupo http://www.cert.br/stats/incidentes/, referentes ao segundo trimestre de 2008. As estatísticas são mensuradas com base nos dados relatados espontaneamente por administradores de rede e usuários.

As tentativas de fraude tiveram aumento de 96%, em relação ao trimestre anterior, e de 114% em comparação com o segundo trimestre de 2007. Um dos maiores responsáveis por esse índice foi o número de notificações de casos de distribuição de arquivos, protegidos por direitos autorais, por meio de redes P2P.

Entre as tentativas de fraude, as notificações sobre cavalos de tróia, utilizados para furtar informações e credenciais, registraram aumento de 37% em relação ao primeiro trimestre e de 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Já as páginas falsas de bancos brasileiros (phishing tradicional) mantiveram-se estáveis em relação ao trimestre anterior, porém, apresentaram crescimento de 85% em relação ao segundo trimestre de 2007.

Os ataques a servidores Web mantiveram a tendência de alta, com aumento de 26% em relação aos primeiros meses do ano, e de 216% se comparados ao mesmo período de 2007. "Estes ataques continuam explorando as vulnerabilidades em aplicações Web para, em alguns casos, hospedar cavalos de tróia utilizados em fraudes ou páginas falsas de instituições financeiras", explica Cristine Hoepers, analista de segurança do CERT.br. O número de notificações sobre máquinas comprometidas subiu 293% em relação ao trimestre passado e 535% em relação ao mesmo período de 2007. A grande maioria dos casos notificados envolveu a desfiguração de sites (defacements).

No período houve um aumento nas notificações de varreduras de 35% em relação ao trimestre anterior e de 16% em relação ao mesmo período de 2007. Os tipos de varreduras mais comuns indicam que continua grande a procura por serviços que possam receber ataques de força bruta, como o SSH (22/TCP) com 61% das notificações, FTP (21/TCP) com 3% e TELNET (23/TCP) com 2%. As atividades nas portas 1026/UDP e 1027/UDP juntas representaram 18% das notificações. Segundo Hoepers, essas portas são associadas ao envio de mensagens sob a forma de janelas de pop-up, ao sistema operacional Windows, utilizadas para disseminar spams e links para códigos maliciosos.

O total de incidentes reportados ao CERT.br atingiu a marca de 44.461 relatos. Neste trimestre foram contabilizadas 152 notificações que se enquadraram na categoria "outros", um aumento de 79% em relação ao primeiro trimestre de 2008, quando foi criada. A maioria dos casos observados estão relacionados a trechos maliciosos de JavaScript que fazem parte de páginas Web. Um visitante que acesse uma página contendo este tipo de script poderá ter seu computador comprometido.

O CERT.br é o único grupo que mantém estatísticas atualizadas de incidentes que são reportados voluntariamente no Brasil, desde 1999. Os dados completos estão publicados no site http://www.cert.br/stats/incidentes/.

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br (http://www.nic.br) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br (http://www.cgi.br), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no país.

O NIC.br responde pelo registro de nomes de domínio - Registro.br (http://www.registro.br), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br), pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações - CEPTRO.br (http://www.ceptro.br) com a implantação e operação dos Pontos de Troca de Tráfego - PTT.br (http://www.ptt.br) e com o Network Time Protocol - NTP.br (http://wwww.ntp.br), e pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação - CETIC.br (http://www.cetic.br), cujo objetivo é produzir e divulgar informações e estatísticas sobre a disponibilidade e o uso da Internet no país.

O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Para mais informações acesse: http://www.cgi.br.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 232 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal