Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

12/07/2008 - Portal Amazônia Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Congresso discute fraudes e investigação forense na Internet


MANAUS - O I Congresso Nacional de Segurança Digital – Fraudes na Internet e Investigação Forense acontece neste sábado, 12 no auditório da Fieam/Sesi . O evento contará com palestras dos professores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), Matteo Nava e Volnys Bernal.

Nava e Bernal darão orientação a usuários e, principalmente, a profissionais de informática, analistas e administradores de rede como se proteger de ataques de vírus, roubos de senhas e outros dados, pichação de páginas e de e-mails criminosos, entre outros problemas. Os especialistas também abordarão a metodologia de uma investigação digital, ensinando como adquirir, analisar e preservar evidências utilizando técnicas e ferramentas forenses computacional.

A palestra de Nava tem como tema "Fraudes na Internet". Os principais tópicos que ele desenvolverá são "Manipulação de Informação" (injeção de códigos/SQL Injection, alteração de banco de dados, pichação de páginas), "Seqüestro e Roubo de Sessão" (man-in-the-middle), "Golpes no Cliente" (phishing scam, Trojans, XSS - Cross Site Scripting, XSRF - Cross Site Request Forgery), "Ataque de Trojan recebido por e-mail", "Fraude por meio Typosquatting" e "Fraude por meio de Ataque a DNS".

Bernal falará sobre "Investigação Forense e Prática Digital". Os principais pontos de sua palestra são a introdução à investigação e perícia, investigação x perícia, esquema das ações judiciais, âmbito de investigação e perícia (extrajudicial, policial e judicial), investigação e perícia segundo o Código de Processo Penal (CPP) e Código de Processo Civil (CPC), princípio de Locard, processo investigativo, critérios de admissibilidade de prova ciência forense digital, vestígios digitais, vestígios digitais voláteis e processo investigativo digital. Ao fim da sua explanação, o professor irá apresentar um estudo de caso: "análise de disco".

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 259 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal