|
12/07/2008 - Jornal da Manhã
Policial Civil investiga grupo de estelionatários em Sacramento
Por: Hedi Lamar Marques
Empresários de Sacramento estão sendo investigados pelos crimes de estelionato, falsificação de documento público e particular, além de formação de quadrilha. Duas equipes da Delegacia de Inteligência de Uberaba, coordenadas pelo delegado Edson Morais, bem como a equipe que trabalha com o delegado de Sacramento, Cezar Felipe Colombari, cumpriram ontem sete mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça.
Cezar Colombari explicou que os investigados Elis José Gonçalves, 34 anos, e Ílio Carlos de Oliveira Pacheco, 29, são sócios e proprietários de duas lojas de revenda de automóveis e de uma oficina mecânica, apenas naquela cidade. Além das lojas Jaguara e Mundial Veículos, os agentes também cumpriram os mandados na Oficina Jaguara, nas residências dos empresários, na casa da mãe de um deles, e na de um funcionário. O imóvel pertencente a Elis chamou a atenção dos policiais, tanto pelo tamanho (dois quarteirões), quanto pelo luxo. Segundo o delegado, foram apreendidos cinco CPUs, aproximadamente 500 quilos de documentos diversos, como de financiamentos de veículos, cheques, licenciamentos (CRLV), dentre outros, alguns com suspeita de adulteração.
A polícia já descobriu que os golpes são aplicados através de dois métodos. Em um deles os autores vendem o carro e quando o comprador não consegue pagar devolve o veículo à loja, fazendo um "acordo" de que o restante das prestações serão quitadas pelo vendedor, sem receber nenhum centavo do valor pago de volta.
Só que, de acordo com o delegado, os golpistas vendem o mesmo carro novamente, sem que o novo comprador saiba das dívidas antigas, deixando o ex-dono com o nome sujo.
O segundo golpe seria aplicado utilizando o financiamento do veículo. Como o banco repassa o dinheiro para a loja, o vendedor oferece ao comprador emprestar o valor a juros (4 a 5% ao mês). Novamente quando o cliente não consegue pagar as parcelas com juros exorbitantes, o estelionatário consegue entrar no Sistema Nacional de Gravames (SNG) e inserir um impedimento no veículo. Com isso a vítima fica impedida de vender o carro, apesar de a dívida não ter nada a ver com a situação.
Para Cezar Colombari, é uma forma de constranger e obrigar a vítima a pagar uma dívida ilegal. Até agora constam quatro vítimas no inquérito, mas o número pode chegar a pelo menos 20; de acordo com o delegado, o problema é que a maioria tem medo de aparecer e denunciar os crimes.
Os computadores apreendidos serão encaminhados para a Perícia Técnica da PC em Belo Horizonte, enquanto parte dos documentos seguirá para a perícia de Araxá e alguns serão analisados pelo próprio delegado.
Tráfico. Quando os policiais retornavam para a delegacia de Sacramento, prenderam um acusado de tráfico em flagrante. Antônio Moreira Pires (Pedrão), 31 anos, é conhecido nos meios policiais. Na residência dele, os agentes encontraram três buchas de maconha e uma marica. A casa fica situada no bairro Cajuru, considerado o mais complicado daquela cidade.
Pedrão foi conduzido para a delegacia e autuado em flagrante.
Página principal do Clipping | Escreva um Comentário | Enviar Notícia por e-mail a um Amigo |
Notícia lida 449 vezes |
O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados no topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Copyright © 1999-2021 - Todos os direitos reservados. | Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal |