Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

02/09/2006 - Bom Dia Sorocaba Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Notificar perda de documentos evita fraudes e despesas extras

Por: Marisa Batalim


Usar cópias autenticadas de documentos, relacionar a numeração do talão de cheques em uso ou manter um arquivo com fácil acesso às informações sobre cartões de débito e crédito e telefones de emergência para cancelamentos são providências simples se comparadas aos transtornos da perda, roubo ou extravio. Mas isso não é tudo. É preciso tomar cuidado com a utilização indevida de documentos perdidos.

O alerta é do advogado Shobei Watanabe, segundo o qual o prejuízo pode ser grande tanto para empresas quanto para o indivíduo, se os documentos forem utilizados por terceiros mal intencionados.

“Além do aborrecimento com as providências relativas a emissão de segunda via, de sustação de cheques e da solicitação de novos cartões, é preciso redobrar a atenção”. Para o advogado, muitas empresas hoje em dia concedem créditos indevidamente a pessoas que agem de má fé. “Estes, geralmente, acabam impunes”.

Evitar responsabilidades futuras e a inscrição do indivíduo nos cadastros de inadimplentes requer ao menos tempo duas providências.

Fazer um BO (Boletim de Ocorrência) é a comprovação legítima do episódio de furto, roubo ou extravio de documentos. “Mas guarda-lo por muitos anos é a garantia no caso de eventuais ressarcimentos, via judicial, pelos prejuízos causados”.

Outra medida essencial é comunicar o plantão Serasa pelo telefone (11) 33 ou diretamente nos balcões da empresa. O serviço é gratuito. A inclusão no banco de dados da empresa, que informa em nível nacional o comércio e as instituições financeiras, garante mais segurança e evita fraudes.

“O alerta de fraude fica disponível até o portador optar por excluí-las”.

Como formalizar a ocorrência
O serviço de orientação ao cidadão mantido pela Serasa funciona em Sorocaba na rua Coronel Benedito Pires, 25, 1º andar, das 9h às 15h. Pelo telefone (11) 33, a central atende 24 horas, inclusive em fins de semana.

Para comunicar o serviço, quem perder documentos ou for assaltado precisa levar o B.O. e preencher uma declaração autorizando a Serasa a distribuir a informação.

Podem ser relacionados documentos como CPF, RG, Título de Eleitor, Carteira de Habilitação e Carteira de Trabalho. Em caso de ocorrências com talões de cheques, o serviço telefônico pode ser utilizado após o horário de funcionamento dos bancos, com um cadastro provisório por 72 horas. Tempo para que a pessoa procure a agência e suste oficialmente os cheques.

Conselhos úteis

* Não assine a parte de trás de seus cartões de crédito, escreva “solicitar RG”

* Para os cheques
Existe a opção de pedir ao banco que coloque as iniciais de seu nome, mais o sobrenome. Se alguém levar o talão, não saberá como você assina seus cheques

* Evite colocar
Seu telefone residencial no verso de cheques, assim como, quando pagar a fatura de seu cartão de crédito, escrever a numeração completa do cartão

* Procure usar cópias autenticadas dos documentos

* Tire cópias de todo o conteúdo de sua carteira, inclusive cartões de crédito e mantenha-as em lugar seguro

* Relacione os cheques em uso e os telefones de emergência para cancelamentos

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 551 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal