Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

08/07/2008 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

MPF denuncia 29 envolvidos em esquema de adulteração de leite


O Ministério Público Federal do município de Passos (MG) apresentou, nesta terça-feira (8), denúncia à Justiça em que pede o indiciamento de 29 pessoas ligadas à Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro (Casmil ). A denúncia é resultado da Operação Ouro Branco , que desvendou um esquema de fraude no leite praticado por duas cooperativas mineiras, entre elas a Casmil.

Na fraude, uma solução química, composta por soda cáustica e outros produtos, era adicionada ao leite para aumentar o volume e o prazo de validade. A mistura era adicionada ao leite produzido por duas cooperativas, a Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande (Copervale ), com sede em Uberaba, e a Casmil, sediada em Passos.

A diretoria da empresa, funcionários que participaram na adição de substâncias ao leite, o engenheiro químico responsável pela fórmula e funcionários do Serviço de Inspeção Federal, que teriam se omitido na fiscalização e recebido propina para ignorar a fraude, foram denunciados. Os envolvidos devem responder por crime contra a saúde pública, crimes contra as relações de consumo, corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha.

De acordo com as investigações, a diretoria da Casmil determinou e coordenou a adição de substâncias nocivas ao leite beneficiado na cooperativa e também autorizou o pagamento da vantagem ilícita aos funcionários do Ministério da Agricultura. A fraude aconteceu por pelo menos dois anos.

Segunda denúncia

Essa é a segunda denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal sobre a fraude. A primeira foi oferecida pelo MPF, em Uberaba, no último dia 19 de maio e recebida pela Justiça no dia 23 de maio.

Naquela ocasião, 18 pessoas foram denunciadas por participação no esquema de adulteração do leite praticado pela Copervale. A Justiça Federal aceitou denúncia contra 17 acusados.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 229 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal