Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

04/07/2008 - Geek Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Malware deve aumentar no início de julho


A firma de segurança MXLogic alertou que neste começo de julho o número de ameaças com software malicioso, o chamado malware, deve aumentar, graças ao dia da independência americana (4 de julho), oportunidade freqüentemente explorada por cibercriminosos.

Segundo o site Digital Trends, durante o mesmo período em 2007, spammers utilizaram redes botnet com correntes de email contendo o verme o Storm, feito que pode se repetir hoje.

Segundo a Wikipedia, botnets são redes de computadores usadas por hackers para ataques diversos. Os Botnets são formados por computadores comuns, que as pessoas possuem em casa ou usam no trabalho, e que foram infectados com um tipo de worm especial que transforma as máquinas em zumbis. Os zumbis são controlados à distância pelos hackers e podem ser usados simultaneamente para ataques em massa. Há poucos botnets realmente grandes, menos de uma dezena. Mas eles são compostos por milhares ou mesmo milhões de computadores. Um dos maiores botnets é o Storm, composto de um número muito grande de zumbis. Estima-se que esse número ultrapasse um milhão de máquinas e possa chegar a 50 milhões.

Para ingressar no botnet Storm, o computador da vítima precisa estar infectado com o verme Storm. O as máquinas já infectadas do botnet enviam o verme a máquinas sadias que, ao se infectarem, ingressam no botnet e tentam infectar novas máquinas. A infecção é fácil, pois baseia-se no conceito de Cavalo de Tróia: o internauta recebe por email ou mensagem instantânea um arquivo e, devido à curiosidade, o abre mesmo sem saber de onde veio. O verme não provoca nenhum efeito destrutivo no computador do usuário, apenas o deixa imperceptivelmente mais lento durante os ataques coordenados pelo hacker. É possível que a maioria dos leitores desta notícia estejam infectados com o Storm ou outro verme de botnets sem saber.

O site VNUNet afirmou que em períodos de grandes feriados os programadores de malware realizam ataques de engenharia social em massa, tentando enganar usuários incautos. A companhia F-Secure alertou que o mesmo vírus Storm do ano passado já começou a ser utilizado ontem em uma animação de fogos de artifício.

A MXLogic também prevê que, com o lançamento internacional do telefone celular iPhone 3G, que a Apple colocará no mercado em 11 de junho, deve circular uma nova onda de emails com malware e fraudes, o que pode transformar a primeira quinzena de julho em algo um pouco mais turbulenta que de costume.

Por isto, é importante seguir a recomendação rotineira de não clicar em links enviados por estranhos e ignorar qualquer arquivo anexo a menos que seu envio tenha sido solicitado ou que o usuário tenha certeza que seu conteúdo é seguro.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 218 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal