Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

03/07/2008 - Midiamax Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Detran apura lista de alunos suspeitos de fraudes

Por: Valdelice Bonifácio


Já está nas mãos do Detran-MS (Departamento de Trânsito) de Mato Grosso do Sul uma lista com 12 nomes de pessoas suspeitas de terem se beneficiado do esquema de fraude na emissão de CNHs (Carteira Nacional de Habilitação). Todos são alunos que teriam retirado o documento de maneira facilitada.

A fraude está sendo investigado em sindicância interna do órgão e ainda pelo MPE (Ministério Público Estadual). A lista foi enviada na segunda-feira, dia 30, ao Detran-MS pelo próprio MPE que está de posse de vasto material sobre o caso. As investigações internas do Detran-MS estão sendo encabeçadas pelo delegado Sidnei Alberto.

Ele já começou o processo de rastreamento dos 12 nomes enviados pelo MPE. Inicialmente, busca-se informações básicas como data da inscrição do aluno no órgão de trânsito e entrega dos documentos. Os nomes não foram divulgados, uma vez que a fase ainda é de apurações iniciais.

O MPE informou através de sua assessoria que o envio da lista não significa que haja provas contundentes contra os alunos, mas apenas uma checagem de praxe nesta fase das investigações.

Os promotores Estér Souza de Oliveira e Marcos Sottoriva ainda não convocaram depoimento e não tem data para faze-lo.

Conforme a assessoria do Detran-MS, a idéia é que os depoentes sejam ouvidos em conjunto pelo órgão de trânsito e pelo MPE.

Os primeiros convocados deverão ser alunos e ainda testemunhas. A idéia e colher subsídios para somente depois ouvir os servidores suspeitos de participação na fraude.

Entenda o caso

O escândalo veio à tona através de investigação do Ministério Público de São Paulo, junto com o do Estado, que apura a produção ilegal de milhares de CNHs falsas no país, sendo pelo menos 4 mil em Mato Grosso do Sul.

A Justiça paulista autorizou quebras de sigilo telefônico e identificou várias conversas que acabaram respingando em Mato Grosso do Sul.

No dia 26 de junho, o Detran-MS afastou cinco examinadores por suspeita de facilitação nos exames práticos o que garantiria a emissão da CNH para pessoas inaptas à direção.

Os servidores foram remanejados para outras funções internas do órgão nas quais ficarão acomodados provisoriamente até que o processo administrativo aberto contra eles seja concluído.

Também foi constatado indício de fraude no setor de vistoria de veículos. Um servidor foi remanejado de função.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 215 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal