Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

01/07/2008 - O Estado de Minas Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Ministério Público Federal entra com ação contra fraudes em seis municípios mineiros

Por: Alexandre Vaz


O Ministério Público Federal ajuizou ações contra prefeitos, ex-prefeitos e servidores de seis municípios mineiros, acusados de participar de fraudes em licitações para compra de ambulâncias e equipamentos hospitalares. As irregularidades foram verificadas nas prefeituras de Caratinga, Antônio Dias, Belo Oriente, Conceição de Ipanema, Periquito e Taparuba, municípios situados na Região Leste do estado.

O esquema, que ficou conhecido nacionalmente como a “Máfia das Sanguessugas”, consistia no superfaturamento de licitações, com a escolha prévia das empresas que forneceriam os equipamentos. Os envolvidos conseguiam as verbas através de negociações de emendas individuais ao Orçamento da União.

No caso dos seis municípios, as prefeituras foram beneficiadas com emendas parlamentares do então deputado federal Cabo Júlio. Segundo o Ministério Público Federal, o deputado era responsável pela ligação entre os prefeitos que receberiam os recursos federais e as empresas que seriam beneficiadas com o desvio. Era responsabilidade dos administrados municipais fraudar as licitações.

Nas ações, o Ministério Público Federal pede a condenação dos réus, além do ressarcimento aos cofres públicos do dinheiro desviado e de pagamento de multa. O MPF pede também a suspensão dos direitos políticos dos acusados, bem como a perda das funções públicas, caso os envolvidos estejam em exercício de cargo. Até o momento, o MPF já ajuizou 10 ações por improbidade administrativa, relativas às denúncias contra a Máfia das Sanguessugas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 380 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal