Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

13/10/2005 - Estado de São Paulo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Aumentam o número de fraudes na web

Por: Livia Souza


São Paulo - As fraudes são responsáveis por mais da metade dos incidentes reportados ocorridos na web brasileira no terceiro trimestre de 2005. Segundo pesquisa divulgada pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil(Cert.br), dos 16.225 incidentes reportados, 51% correspondem a fraudes. Esse percentual no mesmo período do ano passado atingia apenas 6%.

Houve também aumento de ataques por meio de scans (programas de varreduras que buscam portas de comunicações em computadores.)Segundo a pesquisa, 44% dos ataques são programadas para tentar invadir um outro computador a partir da porta 22 TPC - uma via de entrada que é acessada por meio de sucessivas tentativas de decifrar o login e a senha do usuário.

No entanto, houve uma diminuição de 31% nos casos de worms (semelhantes aos vírus, mas que não dependem de um programa para se reproduzirem). Neste trimestre foram 3.548 reclamações, sendo que no trimestre passado foram 5.117 casos reportados.

A pesquisa ressalta que a atuação dos hackers pode ser muito maior, visto que são contatos somente os incidentes reportados, que na maioria provém de analistas de sistemas.

O relatório de incidentes do CERT.br está disponível em http://www.cert.br/stats/incidentes/

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 515 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal