Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

30/06/2008 - SEGS Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Solução da SPSS revela comportamento de clientes a partir de dados capturados na Internet

Por: Mônica Vendrame e Alex Cabral


São Paulo, junho de 2008 – Estima-se que diariamente em todo o mundo sejam postados 1,6 milhões de comentários em blogs, redes sociais e fóruns de comunidades na Internet. Atenta a esses números que não podem mais serem ignorados pelas empresas, a SPSS, fornecedora mundial de soluções de data mining e análise preditiva, desenvolveu o SPSS Text Mining, solução que ajuda as companhias a conhecer melhor seus clientes.

O SPSS Text Mining, que reconhece oito idiomas, incluindo o português, reúne informações não-estruturadas e as agrupa em categorias, as quais são combinadas com dados estruturados, como informações de pesquisas com os clientes e dos seus históricos de contato e transações. Além disso, o software usa análises de links de texto para identificar e extrair preferências e opiniões dos indivíduos.

O marketing na era da Web 2.0

A importância de se analisar a mídia social, como blogs, redes sociais, fóruns de comunidades e wikis está mudando a forma como as empresas avaliam a eficácia do marketing. O diferencial do SPSS Text Mining é o fato de permitir que as empresas obtenham resultados de comunicação e marketing mais precisos, melhor modelagem preditiva e conhecimentos mais amplos sobre o cliente.

Para Ricardo Ventura, presidente da SPSS Brasil, hoje, as grandes empresas não estão apenas interessadas em escutar o que o consumidor tem a dizer. Estão, sim, cada vez mais preocupadas em antecipar-se a eles para responder estrategicamente. “Isto é a gestão proativa. Com a combinação da análise de informações do Text Mining com dados estruturados, as corporações podem entender melhor as características e o comportamento individual de cada cliente, podendo até prever suas atitudes”, afirma Ventura, ressaltando que capturando as atitudes e pensamentos em mais canais e mercados, as empresas passam a ter uma visão mais abrangente dos seus clientes e a criar modelos preditivos mais abalizados para a tomada mais rápida de decisões.

O Text Mining permite que empresas dos setores público e privado consigam facilmente extrair sentimentos e relacionamentos do crescente volume de dados não-estruturados, como e-mails, anotações das centrais de atendimento, comentários em RSS e pesquisas. “Com essa nova visão sobre o cliente, as empresas estão conseguindo reduzir o número de reclamações, melhorar a produtividade, combater o crime, detectar fraudes e melhorar os resultados de suas campanhas de marketing”, comenta Ventura.

Auxílio no desvendamento de crimes

Diversas organizações públicas e privadas em todo o mundo utilizam o SPSS Text Mining. A polícia holandesa, KLPD, por exemplo, usa o software para analisar um imenso volume de provas e obter informações rapidamente a partir de dados não-estruturados. A instituição desenvolveu uma OCFA (Arquitetura Forense Aberta), que gera um índice automaticamente a partir de conteúdo não-estruturado no disco rígido de um PC. Na prática isto permite que os investigadores façam buscas por palavras-chave em busca de provas. Após a utilização do software em um caso de crime, a KLPD descobriu a conexão fundamental em apenas cinco minutos, algo que não havia sido possível em três meses de investigação.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 164 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal