Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

28/06/2008 - Ciberia Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Enorme ataque de "phishing" contra Facebook e Hi5


A empresa de segurança Eset detectou um ataque de "phishing" contra as populares redes sociais Facebook e Hi5 que poderá ter afectado milhares de utilizadores, tendo sido identificadas 50 páginas de Internet que imitam as originais de forma bastante realista.

«Este é um dos piores ataques, senão o maior, dirigido contra o Facebook e as redes sociais», afirmou ao "El País" Josep Albors, director técnico da Ontinet, a distribuidora da Eset em Espanha.

Apenas duas horas após ter começado a receber denúncias dos internautas, a Eset detectou 50 sites que simulavam ser os das redes sociais e cujo o objectivo era roubar os nomes de utilizador e palavras-passe dos seus membros.

O ataque foi iniciado através do envio em massa de mensagens de correio electrónico não solicitado (spam) a partir de uma rede de computadores infectados controlados remotamente (botnet).

As mensagens apresentam um link para as versões falsificadas da página de entrada do Facebook ou do Hi5, onde são pedidos os dados de identificação dos utilizadores.

Com esta informação em sua posse, os cibercriminosos podem utilizar o perfil roubado para realizar fraudes ou para obter informações de outros utilizadores.

«Não é um ataque muito sofisticado quanto à sua metodologia mas sim massivo», disse Albors, que aconselha os internautas a desconfiarem deste tipo de mensagens e a verificarem a sua proveniência, já que é muito raro as empresas solicitarem dados pessoais por e-mail.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 163 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal