Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

26/06/2008 - Diário Economico Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fraudes chegam à electricidade

Por: Ana Maria Gonçalves


As fraudes na electricidade ganharam novos contornos. Em 2007, atingiram, pela primeira vez, quase 32 milhões de euros.
O problema está identificado. Está localizado sobretudo nas regiões mais pobres e em bairros carenciados. E são vários os esquemas fraudulentos detectados. Mas as empresas eléctricas não lhe querem dar grande visibilidade. Quem não alinha nesta estratégia é a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. A razão não é para menos. O número de casos disparou e o regulador sabe que, em última instância, são todos os consumidores nacionais que terão de pagar a factura. A favor dos faltosos joga a actual legislação que não penaliza quem rouba electricidade. Quem é apanhado, terá apenas de pagar o valor da dívida. Desconhece-se ainda o que faz a Direcção-Geral de Geologia e Energia para impedir esta situação. Apenas se sabe que da factura de cada consumidor saem, para os cofres desta entidade, 5,2 milhões de euros por ano para ajudarem a financiar inspecções. Outro sinal dos tempos é o abrandamento do consumo de electricidade. Depois de se terem assistido a taxas de crescimento na casa dos 4%, no passado recente, deveremos fechar o ano com cerca de 1,4%. A crise económica é uma das razões apontadas. Outra é o aumento da eficiência energética. Os consumidores racionalizam cada vez mais o consumo de electricidade.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 198 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal