Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

26/06/2008 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Hackers criam clones do Facebook para roubar senhas


Em uma nova onda de ataques registradas na Espanha, hackers criaram sites bastante parecidos com as redes sociais Facebook e hi5 para roubar as senhas dos usuários dessas páginas – ainda não há informações sobre a aplicação desse golpe entre usuários do Orkut ou MySpace. O alerta foi feito por Josep Albors, técnico da empresa de segurança Ontinet, à publicação “El País”.

Para levar os internautas a esses clones das redes sociais, os golpistas usaram computadores zumbis (máquinas infectadas controladas remotamente por eles) que espalharam mensagens não-solicitadas a milhares de usuários. Esses e-mails pedem que os destinatários cliquem em um link para acessar ou visualizar informações das redes sociais.

Quando seguem as instruções, eles são levados a um site fraudulento, bastante parecido com a página inicial das redes de relacionamento Facebook ou hi5. Nesse endereço, os internautas devem digitar seu nome de usuário e senha, que são roubados pelos golpistas. “Esse é um dos piores ataques, se não for o maior já realizado contra as redes sociais”, afirnou Albors, segundo o “El País”.

Com o nome de usuário e senha, golpistas podem usar perfis verdadeiros para divulgar links fraudulentos ou obter informações de outros internautas também cadastrados no site.

A empresa de segurança não especifica quantas pessoas podem ter sido afetadas pela fraude, mas fala em milhares de usuários. No período de duas horas depois que começou a receber denúncias sobre essa fraude, a Ontinet identificou 50 sites fraudulentos que se pareciam com redes sociais. “Não é um ataque muito sofisticado, mas atinge um grande número de pessoas.”

Para evitar ser vítima de golpes desse tipo, o internauta nunca deve clicar em links sugeridos por e-mails de desconhecidos. Clique aqui para conhecer outras dicas de segurança.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 202 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal